sábado, 3 de novembro de 2018

Quem é o(a) autor(a) da frase e arte "Ninguém solta a mão de ninguém"?



Após os resultados das eleições, que deu à Jair Bolsonaro a faixa presidencial pelos próximos quatro anos, uma imagem tem circulado pelas redes sociais, com a frase "Ninguém solta a mão de ninguém"

A arte divulgada é de autoria da designer responsável pelo perfil no Instagram @zangadas_tatu e a frase é de uma lembrança de sua mãe que a recitava enquanto ela ainda era criança. Veja toda a concepção da arte e da frase (com grifos):

"resistência só começou. ninguém solta a mão de ninguém. // pra quem perguntou: a art é minha, mas quem me falou a frase foi a minha maravilhosa mãe, que desde pequenininha me ensinou de que lado da história a gente tá. // fico feliz demais de participar de alguma forma positiva desse momento // vou colocar um link pra img no perfil pra quem quiser baixar com boa resolução // tamo junto demais".


A imagem apresenta duas mãos unidas e uma rosa no meio, que perpassa por toda imagem. A frase "Ninguém solta a mão de ninguém" está disposta por toda a imagem. 



Várias versões da frase e da imagem foram criadas (Até mesmo uma irônica e sarcástica - "Ninguém solta o Lula da prisão"). Cores adicionadas, mas sempre o design sendo o mesmo. No Instagram a imagem já recebeu 38,1 mil curtidas e quase 1.690 comentários. Divulgações e compartilhamentos de pessoas comuns e famosas foram realizados com a imagem que está sendo símbolo da resistência e do movimento contrário ao governo.


















O símbolo da resistência


Essa imagem já tornou-se emblemática, assim como aquela imagem de uma criança correndo pelada na guerra da Coreia do Sul. Pessoas resistirão a tudo de ruim que possa vir com o novo governo e se manterão de mãos dadas, em sinal de união, comunhão e força. Acredito que essa imagem represente a esquerda e aqueles que não compactuam com as ideias de Jair Messias Bolsonaro

Aqueles que serão resistência e que podem ter suas liberdades cerceadas e censuradas também tem compartilhado frases de filmes como Star Wars, X Men e Jogos Vorazes, como estas abaixo:







A união deveria ser de todos






Não acredito que um país dividido tem a capacidade de seguir em frente. A união e o "não soltar" as mãos deveria ser de todos para, juntos, fazer um Brasil melhor, mais justo e igualitário. Opor-se e resistir só viria a atrapalhar. É claro que devemos opor-se e resistir aquilo que não acreditamos e percebemos que está errado, mas não acho viável resistir ao que é certo e melhor para todos. 

Mas estamos aí. Que possamos compreender quando uma resistência é sadia, quando não, respeitando os limites do outro. Além disso, que entendamos que se posicionar contra ideias, não é se posicionar contra os seres humanos. Vamos aguardar os próximos capítulos de nossa história política e torcer para um Brasil incrível. Eu ainda acredito. J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Espero que o país possa se unir a fim de um bem maior e não ficar com essa ideia de resistência apenas, seja 'resistência' mas lute pelo que as pessoas falam e também denuncie, quando necessário, né?

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso. A união faz a força para o bem e para o mal.
      Obrigado pelo comentário, Pâm!

      Excluir
  2. Hey Emerson! Tudo bom?
    Uma questão que está dando muito pano pra manga.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  3. Great post, thank you for sharing! :) I'm following you, hope you'll follow back. xoxo♥

    BLOG
    INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto essa imagem pelas redes sociais, mas não sabia a "história" dela..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design