segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Perdi dados do HD e agora? (Dicas para proteger arquivos e não perdê-los)



Você já perdeu arquivos importantes do seu HD? Essa situação inesperada aconteceu comigo no dia 11 de dezembro do ano passado e eu fiquei devastado ao perceber que perdi documentos, trabalhos da faculdade, vídeos e fotos pessoais. 

Nunca iria imaginar que o HD interno do meu pc pararia de funcionar de uma hora para outra, mas foi o que aconteceu. Logo pela manhã, quando fui usar meu computador para tarefas pessoais e profissionais ele simplesmente travou. Foi aí que o reiniciei e apareceu a seguinte mensagem:




Isso em português significa mais ou menos o seguinte:

"Reiniciar e selecionar o dispositivo de inicialização apropriado

ou insira Bott Media em Boot devide_ selecionado "


Ou seja, o computador não reconhecia o HD e se ele não era reconhecido o pc não funcionava, não havia acesso ao sistema, muito menos aos arquivos. Nesse momento fiquei desesperado: reiniciei o pc por várias vezes sem sucesso, reconectei os cabos do HD sem êxito, limpei o gabinete sem um fim proveitoso, e por fim contatei um técnico que realizou um primeiro diagnóstico:

"É. O problema é no seu HD mesmo. Ele não é reconhecido. Ele deve estar queimado ou com a placa lógica queimada". 


Nesse momento o meu chão desabou. E agora?! Perderia tudo? 

Durante esse período, fiz muitas pesquisas na internet, vi vídeos no Youtube de explicações e diagnósticos do problema que o meu HD tinha e também fiz pesquisas de empresas que realizavam a recuperação de dados. 

Busquei informações valiosas e importantes, como a do site TechTudo que recomendava uma série de procedimentos para a recuperação do HD. São essas:

1º Provavelmente ele não está configurado na BIOS para dar Boot pelo HD: Vá na Bios e configure para iniciar no Hd;

2º Tente dar um clear CMOS: Abra o gabinete retire a bateria (parece uma moeda) deixe desligado o pc uns 5 minutos .Após esse tempo coloque a bateria novamente e veja se inicia o sistema operacional. Mas lembre-se de desligar da energia; 

3º Pode ser que os cabos esteja mal plugados: Verifique se estão todos bem "apertados"; ou

4º Provavelmente o Seu Hd poderá estar queimado.... Teste em outro computador


Não tentei nenhum dos procedimentos descritos acima, mas pelo menos fiquei informado. Contudo, minha última tentativa foi trocar a placa lógica. Pedi ajuda ao meu tio para isso, mas também o HD não voltou a funcionar. 

Foi aí que entrei em contato com a BOT- Recuperação de Dados. Esta foi minha última atitude. Minha última esperança para não perder os meus dados de vez. Se não desse certo, iria ter que me acostumar.


O serviço da BOT




Quando fiz a pesquisa no Google de empresas que realizam esse serviço, a BOT foi uma das primeiras que apareceu na lista. Uma de suas unidades fica localizada há cerca de uma hora e meia da minha casa, em Brasília. A BOT é profissional nessa questão e possui um ambiente de primeira linha. Confira um pouco de quem é a empresa (com grifos):

"Contamos com avançados laboratórios e as melhores tecnologias do mercado para a prestação de serviços na área de recuperação profissional de dados, com garantia de segurança e privacidade. A Bot recupera tudo o que você perdeu: HDs, PenDrives, Sistemas RAID, Cartão de Memória e até SSDs. Todo o processo de análise e diagnóstico leva geralmente de 3 a 24 horas e é feito de forma gratuita e sem compromisso. Pode acreditar. Quando o assunto é recuperação de dados, acreditamos que poucas coisas são impossíveis."


Cerca de 2 dias depois, a BOT já tinha um diagnóstico:

"Cabeças de leitura/escrita do HD desalinhadas. Capacidade de leitura/escrita do HD comprometida (falhas)".





Ela, então, mandou o orçamento dos serviços para a minha aprovação. Eu aprovei e ela fez de tudo para recuperar os dados, com profissionalismo e cuidado. Essa etapa foi um pouco mais demorada devido a complexidade dos serviços e também porque o HD foi encaminhado para Belo Horizonte (MG). 

Cerca de 15 dias depois, a empresa me contactou e enviou-me uma lista dos arquivos que haviam sido recuperados (O HD, por sua vez, ficou inutilizado). Ela conseguiu recuperar todos os arquivos, um por um! Cerca de 144 GB de conteúdos foram recuperados.




A empresa, então, passou todos os arquivos para um HD novo e depois enviou de volta pelos Correios com a seguinte mensagem em papel manteiga:



"Você está recebendo seus dados com a garantia de qualidade e privacidade BOT®- Recuperação de dados"



Não poderia escolher empresa melhor para recuperar os dados que a BOT. Ela é profissional, cuidadosa, detalhista e de extrema qualidade. Acredito que tenha valido a pena contratar seus serviços, apesar do preço salgado e elevado. Fiz o possível e impossível para recuperar os dados. Afinal de contas, não faria isso se não fossem arquivos preciosos.

Agora, depois desse episódio, preciso me precaver melhor acerca dos meus arquivos e protegê-los para que o HD caso venha a falhar novamente eu não tenha surpresas.


Dicas para proteger arquivos e não perdê-los


1- Faça backup dos seus arquivos: É possível fazer isso com as ferramentas que o próprio Windows oferece. (Nesse link você pode ver com detalhes) 





2- Tenha seus arquivos em outro local além do HD: Se eu tivesse os meus arquivos em um pendrive ou HD externo não teria que passar por tudo que passei. Por isso, é importante ter uma cópia dos arquivos do seu HD em mídias externas e removíveis. Tenha pelo menos salvo os mais importantes, como documentos e fotos pessoais (Se tiver muitas músicas ou filmes, você pode baixar depois!). Em fevereiro do ano passado escrevi o post Como escolher um bom HD externo e sugiro que deêm uma olhada se optar por essa opção. 





3- Salve arquivos que julga mais importante na nuvem: Outra alternativa para não perder arquivos importantes do seu HD é salvá-los na nuvem. Existem diversos serviços na internet (alguns até grátis) que oferecem uma ampla armazenagem de dados online. Há muito espaço se você quiser salvar fotos, por exemplo. O Olhar Digital em fevereiro do ano passado comparou os cinco principais serviços de cloudcomputing - vale a pena dar uma olhada!




Mais informações



Enfim. Sigam essas dicas simples antes de ser surpreendido pela perda de dados de um HD ou com um HD queimado. E vocês, já perderam dados importantes de um HD? Já tiveram um HD queimado? O que fizeram? Digam nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Olá JJ tudo bem???


    Adorei as dicas, perder os dados do HD é terrível!!!



    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Não quero nem imaginar perder meus dados haha
    Mas já vou seguir as dicas, para caso acontecer
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Cara! Que super dicas, amei :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já tive problemas com HD e graças a Deus o tecnico do meu computador conseguiu salvar as informações importantes do meu pc.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que alívio hein Emerson? Triste demais perder tudo, ainda bem que você conseguiu recuperar os arquivos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que dicas ótimas!! Tenho muito medo que isso aconteça comigo \;

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, porque hoje em dia é tão fácil se descuidar, pegar vírus, etc..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design