quinta-feira, 28 de março de 2013

Você sabia que a Terra tem mais de uma Lua ?!



Conhecidos como mini luas, são asteroides que entram em órbita transformando-se em luas temporárias. 
                                                                                                                                      Essa informação causa espanto em algumas pessoas, pois o que aprendemos desde o jardim de infância é que a Terra tem somente uma lua, isso não significa que tudo que aprendemos na escola esteja completamente errado.       
                                                                                                                      
gravidade da Terra é capaz de atrair centenas de asteroides, transformando-as em "mini luas", a lua que vemos todas as noites é o maior satélite natural em órbita ao redor do nosso planeta, mas as mini luas, são temporárias. 
                                                                                                        
Os asteroides são de diversos tamanhos, estudos mostram que atualmente existem dois deles orbitando o planeta, em um tamanho aproximadamente de uma máquina de lavar louças e o outro com mais de seis metros de diâmetro. 
                                                                                                          
Com o passar do tempo, alguns astrônomos conseguem observar a aproximação desses asteroides. Embora a Terra não ter a tão forte gravidade que Júpiter tem, ela é capaz de transformar estes enormes objetos em satélites naturais, sem qualquer risco de colisão.


Por esse motivo as mini luas atualmente são objetos de cobiça dos pesquisadores. O astrônomo e pesquisador da Universidade do Havaí, Robert Jedicke, defendeu esta semana em um encontro no Alabama a proposta de usar telescópios como caçadores destes objetos.
                                                           
Para Jedicke, com a captura dos asteroides seria possível ter mais informações preciosas sobre um dos maiores e mistérios da humanidade. " É a pedra de Roseta do sistema solar. Trazer um pedaço de material que nunca foi processado através da atmosfera e que não está em solo terrestre pode significar uma riqueza enorme de informações sobre como o sistema solar se formou" afirma.                

No entanto, grande parte das mini luas são muito pequenas, tenho apenas um metro de diâmetro, isso faz com que seja muito difícil identifica-las em órbita, mesmo com a atual tecnologia. A ciência também conta com algumas categorias para asteroides ainda menores, eles são chamados de  "quase satélites" e não são considerados como luas secundárias.
                                                     
"Há um grande interesse em acompanhar esses objetos temporariamente capturado (TCOs), porque por um curto espaço de tempo eles são facilmente acessíveis tanto para o estudo científica e, eventualmente  para a utilização de seus recursos", afirma o pesquisador da NASA Paul Chodas em uma entrevista ao Discovery News. J-J

Por: Thalíta Moreira

0 mostraram o dom. Quer mostrar o seu? :

Postar um comentário

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design