sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A internet & o jornalismo clássico

Blogs são capazes de derrotar manipulação em notícia, diz Rodrigo Vianna


(Foto: Myrcia Hessen)



Jornalista da Rede Record e autor do blog Escrevinhador, Rodrigo Vianna deu prosseguimento à série de palestras sobre O poder da blogosfera e o jornalismo do século 21, realizadas no Iesb, outubro passado, com o objetivo de investigar o papel das novas mídias e sua influência na formação de opinião pública.

Ilusão vs. crítica – Logo no início, Vianna explicou que a mídia pauta as discussões do dia-a-dia, assim como articula, forma opinião e oferece roteiros para a sociedade. Ele a vê como parte do poder.

Para exemplificar sua linha de raciocínio, Vianna exibiu trechos do documentário A revolução não será televisionada, de Kim Bartley e Donnacha O'Briain, dois cineastas irlandeses. Eles estavam na Venezuela, sete anos atrás, para documentar a vida do presidente Hugo Chávez, quando acabaram surpreendidos pelo golpe de Estado desencadeado em abril de 2002.

A manipulação de um canal televisivo fazia o retrato de Chávez como um ditador e causador de guerras urbanas. Segundo Vianna, um fato pode ter vários enfoques que resultam do interesse de determinado meio de comunicação. “Jornalista nenhum trabalha por vontade própria”, afirma.


(Foto: Myrcia Hessen)



“Imparcialidade” – Rodrigo afirmou que “a imprensa não é imparcial, ela nasceu para defender o poder”. O palestrante fez uma retrospectiva histórica para ressaltar que o jornalismo não é neutro, sempre tomou partido. “Na escolha das palavras, metade do jogo já está ganho – para quem quer jogar este jogo”.

Rodrigo Vianna citou um caso do editorial da Folha de São Paulo, em que se conceituava a ditadura como uma “ditabranda”. Foi lembrada pelo palestrante, também, a forma como o mensalão do PT e do PSDB são retratados em outro jornal. Enquanto o mensalão “do Partido dos Trabalhadores” é colocado de forma taxativa, o mensalão do PSDB é retratado como “mensalão mineiro”.

Quebra – De acordo com Vianna, o ambiente virtual é um espaço de repercussão da grande mídia. As pautas nela geradas são dimensionadas para a internet. Não é necessário que se tenha uma pauta determinada, com repórteres na rua, especialistas e apuração, pois tudo já está apurado. O objetivo dos blogs, na concepção do jornalista, é utilizar essas informações já prontas e, a partir delas, opinar, divergir e discutir. “A internet quebra o jornalismo clássico”, ele explica. Mas, frisa Rodrigo, existe o lado negativo dessa história.

Pelo motivo da rapidez da internet é possível que um boato vire notícia. Rodrigo Vianna citou um repórter que não interpretou de maneira correta a fala de uma fonte. Ele entendeu que a fonte tinha dito que “as pessoas precisavam de tiro”. Nada disso, ela dissera, sim, que “as pessoas precisavam de tino”. Por pouco, a frase não foi parar na rede.

Outro ponto mencionado foi em relação aos riscos de errar em blog, haja vista que não há apuração. Rodrigo diz que o perigo é maior quando se trabalha sem a ajuda de um editor, que revise as informações e verifique se a mesma é correta ou não.


(Foto: Myrcia Hessen)



Blog - Ao ser questionado se os blogs podem servir de arma contra a manipulação da notícia, o palestrante respondeu convictamente sim, porque ali é um lugar para criticar o que foi produzido na esfera jornalística. “Os blogs são capazes de derrotar uma manipulação, eles incomodam e muito. Os caras ficam preocupados”, disse.

Rodrigo Vianna ressaltou também que os blogs ainda falam para uma parcela muito pequena da população – somente para aquela mais esclarecida. Os leitores devem ter conhecimento e simpatia em relação ao escritor do blog. A popularidade de muitos blogs deve-se à credibilidade do autor e à confiança depositada por parte dos leitores. Os leitores têm peso fundamental, porque “eles fazem boa parte das mudanças na internet”. (JJ) (com adaptações)

Créditos de todas as fotos: Myrcia Hessen

*Por: Emerson Garcia e Myrcia Hessen

4 comentários :

  1. A blogosfera tem um peso muito grande na sociedade de hoje!

    ResponderExcluir
  2. Blogs são ótimos quando se tenta ser mais você, expressar suas idéias...
    Vc faz jornalismo? Ou já terminou?
    E puxa, vc mora na Ceilândia?
    Faço faculdade aí, na UnB daí, conhece?
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi
    O blog está fazendo uma grande revolução. Ele que nem era tão assim, agora todos querem ter um.
    O blog está sendo umas das febres do momento.

    Beeijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson, não precisa pedir pra visitar seu blog, eu visito mas nem sempre comento, espero que me entenda...

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design