sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mídias sociais

e as infinitas possibilidades para o homem



Com o advento da rede mundial de computadores e a convergência digital, que permite que várias mídias se ajustem e se redimensionem, tornou-se necessário uma forma de interação diferenciada. As relações entre usuários cambiaram no sentido do meio que passou a vigorar. Se outrora tínhamos relações reais e físicas, agora o que existe, a cada dia, são relações virtuais. O que muda é a mídia com que essas relações são veiculadas, pois a essência dessas continua sendo a mesma. Mídias sociais, portanto, são espaços de interação entre usuários que partem de diversos instrumentos que espelham relações reais.

Alguns exemplos comuns de mídias sociais podem ser citados, como blogs, redes sociais – Orkut, MSN e Twitter – além de fóruns, e-groups, entre outros. Essas ferramentas dão a disponibilidade de diálogo e compartilhamento de informações. Entre as características das mídias sociais está a capacidade de guardar uma quantidade grande de informações, e isso a qualquer momento, além de ser uma forma de afeto entre os participantes e forma de discutir assuntos importantes.

O Orkut, famosa ferramenta brasileira, nada mais é do que uma manifestação virtual de relacionamentos. Nele, é possível inserir fotos para amigos verem, além de ser um painel da vida da pessoa. Com esse instrumento, pode-se mandar recados para pessoas que estão perto ou longe, além de permitir a criação de amizades. De mesmo modo, com a sua sub-ferramenta, o boody pock, expressa-se sentimentos reais, como raiva, amor, ódio, e permiti-se a interação entre as pessoas com uma espécie de avatar pessoal.

Já o MSN é uma ferramenta de diálogo e interação. O que difere este do Orkut é que o espaço é construído propriamente para a conversa. De forma interativa, o MSN vem para saciar a saudade entre as pessoas e criar vínculos interpessoais, além de ser uma peça de escape e de expressão para aqueles que possuem dificuldade de se relacionar fisicamente. O MSN difere também do Twitter. Enquanto este é uma ferramenta informacional, aquele é um recurso de diálogo e interação.

O Twitter, que exemplifica a web em tempo real, serve para informar as pessoas de assuntos atuais e que ocorrem espontaneamente. Ele é comparado a um micro blog em que as pessoas escrevem sobre o que estão fazendo, e mais que isso, um local que se pode informar sobre eventos, filmes e dicas. O Twitter, em si, não é uma ferramenta de diálogo, e sim de informação, por isso, é um recurso que é utilizado por publicitários, pelos meios de comunicação, entre outros, visto que ele permite o anúncio de um produto, a propaganda de um filme, de uma peça, de uma programação televisiva, enfim, o Twitter é uma mídia social.

Outra modalidade de mídias sociais são os conhecidos grupos de discussões ou fóruns. Ferramentas bastante utilizadas na atualidade que permite reuniões em tempo real, só que de forma virtual.

É certo que não foi possível exemplificar todas as mídias sociais devido a limitação de espaço, mas é válido entender que as mídias sociais são propulsoras do relacionamento humano. Através delas podemos interagir, dialogar, informar, relacionar-se, discutir, entre outras possibilidades. Elas são benéficas no sentido de relacionamento entre usuários, mas, por outro lado, essas ferramentas, devido seu formato, podem trazer características negativas, como o anonimato e a possibilidade de ser quem quiser, de criar até mesmo um personagem. Isso, devido esses meios serem suportes virtuais. Por certo, as mídias sociais trazem infinitas possibilidades ao homem. (JJ)


*Texto para a seleção da Revista Placenta


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Oi
    Bom todos essas mídias socias, eu particulamente acho legal. Pois podemos interajir com outras pessoas e como você disse falar com aquelas que estão longe. Mas, sinto falta de quando escrevíamos cartas para as pessoas que amavamos. Agora a gente chega e pede o orkut ou msn. Bom, mas tirando isso, as mídias socias são muito importantes para nós.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Minha vida mudou depois de toda essa era digital ter invadido minha rotina.

    ResponderExcluir
  3. O que seria de nós, meros mortais, sem as mídias sociais?!

    ResponderExcluir
  4. Ahh falou em convergência digital, lembrei de terça..gosto não! hauhauahahua

    Ah, mas é verdade essas novas mídias sociais são tudo de bom, na verdade de bom e de ruim..o que eu perco de tempo nisso é froids!


    Por Samara Correia

    ResponderExcluir
  5. Na vida tudo tem seu lado negativo e positivo, e as mídias não foge disso. Nelas é possível a criação de pessoas, exemplo comum o orkut, que quase foi desativado no Brasil por excesso de contas fake, e essa mesma onda se espalhou pelo msn e chegou no Twitter. As vezes é difícil saber quem é real e virtual.
    Mas ao mesmo tempo que tem esse lado, temos o outro lado, o lado da facilidade de comunicação, que é o lado que uso tanto no Orkut quanto no Msn. Em certos pontos essas mídias me ajudaram, principalmente no lado de fazer amizades, acabei conversando com as pessoas pelo Orkut e depois comecei a falar com elas também durante o dia-a-dia.
    Não devemos ver essas mídias como algo que nós prejudicam, e sim transforma-láas em algo ao nosso favor e levar o bem ao próximo, ou ate mesmo fazer-las um meio de evangelização e levar o amor de Deus as pessoas que o desconhece.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design