sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Rádio Bagaralho: Programa: 'Discografia Gilberto Gil'


Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento do salão de festas Tua Fiesta és Loca começa agora o programa Discografia.  

Hoje vou apresentar as obras do músico soteropolitano (Salvador - BA) Gilberto Gil. Não irei apresentar as obras ao vivo, nem acústico e nem os covers que ele fez.


Louvação - Água de Meninos (1967)  

É uma canção que conta a história de uma feira de mesmo nome, típica nordestina que se localiza próxima ao cais do porto. Nesta canção Gilberto Gil retrata um incêndio ocorrido no local.



Gilberto Gil - Domingo no Parque (1968) 

É uma canção que uma introdução que ao meu ver (do Arthur Claro) se assemelha à música Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos The Beatles, pois tem um vozeril de fundo que parece pessoas ao redor de uma praça ou parque, mas a letra das duas não tem nada similar. A música de Gilberto Gil retrata os amigos João e José que disputavam o amor de Juliana. Ela foi apresentada no III Festival da Record, ficando em 2º lugar com a participação da banda Os Mutantes.



Cérebro Eletrônico - Cérebro Eletrônico (1969)  

Gilberto Gil, atento ao mundo, mostra nesta canção o risco da crescente maquinização, robotização e computadorização, muito tempo antes das Inteligências Artificiais serem populares. Ele mostra que as máquinas não podem ser superiores aos humanos e nunca vão conseguir ser iguais aos humanos, por não possuírem sentimentos.




Gilberto Gil - "Nêga (Photograph Blues)" (1971)   

Esta música foi feita no tempo que o Gilberto Gil passou em Londres exilado por causa da Ditadura Militar em 1964. O músico relatou em diversas entrevistas que teve um grande encantamento com a cultura de Londres nos anos 1970, que o influenciou a ter ideias para diversas músicas, entre elas esta.




Expresso 2222 - Back in Bahia (1972)  

Esta música que Gilberto Gil escreveu quando ele voltou do exílio, mostra a saudades que ele tinha do Brasil quando estava em Londres.




Refazenda - Refazenda (1975) 

Esta música transmite a essência da simplicidade e da conexão com a natureza. Ela evoca imagens do campo e da vida rural, utilizando o abacateiro como uma metáfora central para falar sobre paciência, ciclos da natureza e renovação. Esta música faz parte do primeiro disco da trilogia RE, os discos que compõe esta trilogia é Refazenda, Refavela e Realce. 




Refavela - Refavela (1977) 

A música mostra as raízes africanas com os orixás e também revela o salto que o preto pobre tenta dar, uma arrancada de mudança do seu barraco para um apartamento no bloco do BNH (Banco Nacional da Habitação). A música faz parte do segundo disco da trilogia RE. Os discos que compõe esta trilogia é Refazenda, Refavela  e Realce. Segundo o próprio músico foi inspirada na sua participação do FESTAC (Festival de Arte e Cultura Negra) em Lagos (Nigéria). Foi nesta ocasião que ele encontrou uma paisagem sub-urbana do tipo dos conjuntos habitacionais que existiam aqui no Brasil. 




Realce - Realce (1979)  

A canção é inspirada na disco music e é possivelmente uma ode a beleza. A letra é um retrato da época que Gilberto Gil chamava de "salário mínimo da cintilância a que têm direito todos os anônimos".  




Sarará Miolo - Nightingale (1979) 

Esta música é uma abordagem direta ao conflito interno das pessoas mestiças no Brasil, especialmente aquelas conhecidas como "Sarará" (indivíduos de pele clara, cabelos loiros e crespos). O destaque para a palavra "miolo" é para mostrar que estas pessoas precisam valorizar a sua essência e aceitar as suas raízes afrodescendentes. No refrão "sara, sara, sara cura dessa doença de branco" é um apelo para ser superado o desejo de alisar os cabelos, demonstrando a rejeição das próprias características negras. 




Palco - A gente precisa ver o luar (1981) 

Nesta música, o Gilberto Gil expressa o sentimento de renovação e pureza ao se apresentar, mesmo assim sem se esquecer das suas origens e a capacidade de reunir as pessoas com o poder da música. 




Punk de Periferia - Extra (1983)  

Nesta música Gilberto Gil se transforma em um jovem marginalizado, simbolizando a resistência para denunciar as desigualdades sociais.  




Tempo Rei - Raça Humana (1984) 

Esta música é uma reflexão sobre a passagem do tempo e a inevitabilidade das transformações. Com isso, o Gilberto Gil reconhece que isso não vai se iludir, mesmo que tudo mude e que as outras coisas continuem imutáveis. 




Roque Santeiro, o Rock - Dia Dorim Noite Neon (1985) 

Uma música que faz uma comparação entre o passado e o presente, mostrando um conflito de gerações de uma forma respeitosa e de reconhecimento. Nesta letra Gilberto Gil faz algumas referências à bandas de rock que estavam na cena musical no momento. 




De Bob Dylan à Bob Marley, um samba provocação - O eterno Deus Mu dança (1989) 

Nesta música Gilberto Gil utiliza a sua habilidade de abordar temas complexos e controversos, misturando as suas referências históricas e culturais. 




Parabolicamará - Parabolicamará (1992) 

Nesta letra existe uma reflexão sobre as mudanças perceptíveis do mundo causadas pela tecnologia. Esta música fez parte das duas versões da novela Renascer da Rede Globo. 




Table Tennis Table - Kaya N'Gan Daya (2002) 

Nesta música Gilberto Gil utiliza a metáfora de uma mesa de pingue-pongue para explorar a dualidade e a conexão humana. Também traz referência ao poema Me/We do Cassiu Clay (Muhammad Ali) e a filosofia rastafári. 




Vinte e Seis - Fé na Festa (2010)  

Uma música onde Gilberto Gil compartilha uma tradição íntima, onde ele revela que o dia 26 de junho se tornou um Natal aonde celebra com uma data especial. Vale saber que essa é a data de aniversário do Gilberto Gil.  




Um abraço no João - Gilbertos samba (2014) 

Uma música homenagem ao músico João Gilberto que foi uma das referências musicais de Gilberto Gil. 





OK OK OK - OK OK OK (2018) 

Uma reflexão sobre a pressão social e política que Gilberto Gil enfrentava para se posicionar sobre as questões sociais e políticas na época que foi escrita essa música.  






Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Vocês também podem dar ideias de bandas e cantores para que eu realize uma discografia deles. Peço também que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

0 mostraram o dom. Quer mostrar o seu? :

Postar um comentário

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design