Pode conter spoilers!
Hoje é dia de falar do síndico da música! Sabe de quem estou falando?! Isso mesmo... do Tim Maia! A série Vale tudo com Tim Maia mostra imagens inéditas, shows e entrevistas raras do síndico da música brasileira que possuía um jeito irreverente de narrar sua própria trajetória. Com 3 episódios de 1 hora cada, a produção possui direção de Nelson Mota e Renato Terra, tendo sido lançada em em 28 de setembro de 2022, no dia em que o músico completaria 80 anos. Os episódios podem ser conferidos na Globoplay.
Os três episódios contam em ordem cronológica a história de Tim Maia, com entrevistas com a voz do próprio cantor. Além de entrevistas inéditas, o documentário apresenta relatos de familiares e amigos próximos de Tim, bem como imagens inéditas e apresentações ao vivo raríssimas do síndico da música brasileira.
O documentário biográfico mostrou fatos da vida pessoal e profissional de Tim Maia, que as pessoas jamais conheciam, polêmicas e extravagâncias que até hoje são lembradas por todos que apreciavam suas músicas. O diferencial do documentário é que ele foi pensado onde o narrador seria o próprio Tim Maia, o que deu um ar criativo e único ao produto audiovisual.
Nelson Mota e Renato Terra falaram um pouco mais da produção. Eles disseram o seguinte:
“Ninguém é melhor em contar sua história com sua linguagem, comédia e selvageria. Tim é um comediante nato, e reforçamos isso em seu tempo como narrador”.
“A série é um olhar profundo sobre a engenhosidade e genialidade musical de Tim. Não há críticas ou especialistas. Sua maneira de contar sua história é rindo e chorando. A série é uma dança stand-up. Esteja preparado para rir, se emocionar e dançar”.
Os materiais colhidos são irreverentes e únicos. Há arquivos exclusivos da Universal Television e de emissoras que Tim frequentou e de algumas rádios na época. Os materiais vieram de 51 VHS's e 8 rolos super, onde estavam armazenados desde seu falecimento, no ano de 1998.
Os episódios tiveram os seguintes títulos: Foi lá que toda confusão começou; Quem não dança segura a criança; e Tudo é tudo e nada é nada. O primeiro episódio começa com uma piada: “Ministério da Saúde adverte: esta série contém apenas a versão de Tim Maia dos eventos da vida de Tim Maia. Em caso de dúvida, pergunte ao administrador. Ou leia o livro de Nelson Motta”. Mostra o início na Tijuca, o grupo com Roberto Carlos, a viagem para os EUA e sua prisão. Há imagens raras que mostram o estouro de Primavera e Azul da cor do mar.
O segundo episódio mostra o auge da fama de Tim Maia, que coleciona hits e polêmicas. Mostram imagens raras e participações em programas de TV e entrevistas íntimas.
O episódio final é focado na intimidade de Tim Maia. Monstram imagens inéditas de Tim em família, ensaios com a banda Vitória Régia e shows pelo Brasil.
Vale tudo com Tim Maia é uma ótima produção biográfica, desse cantor que era um gênio e que emplacou tantos sucessos. Meu pai era fãzão de Tim Maia e ouvir o cantor hoje em dia, me faz lembrar dele. Fica aí a dica. J-J