sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

A comunicação social em 'Mar do sertão'


A atual novela das 6 da Rede Globo tem feito enorme sucesso de audiência, aliás é a melhor produção da emissora do momento, apesar de alguns problemas de roteiro e enredo. Acompanho Mar do sertão e um dos aspectos que chama a minha atenção é a utilização da comunicação social na trama, assim como do próprio jornalismo e a publicidade e propaganda.

A cidade fictícia de Canta Pedra, em que a estória se passa, é caraterizada por ser pequena e civilizada, aonde todos os moradores se conhecem. Embora seja localizada no sertão nordestino, conta com ferramentas como de uma cidade grande. Tem consultório dentário, açougue, feira, casa lotérica, loja de eletrodomésticos e também um jornal e editora responsável por veicular informações locais, a Gazeta de Canta Pedra, liderada pelo jornalista Eudoro Cidão.

Cidão foi a maior parte da trama um jornalista de caráter duvidoso, que alugava espaços no jornal para falar bem e até promover fake news a quem pagasse mais. Era o típico jornalista comprado, sem escrúpulos e ética. Criador e editor-chefe do jornal local, a Gazeta de Canta Pedra, escrevia notícias e reportagens para quem "molhasse" mais sua mão. Era capaz de mentir, manipular informações e enaltecer coronéis e prefeitos corruptos da cidade. Acredito que Cidão era o retrato de muitos jornalistas atualmente que vendem sua reputação para propagar mentiras. 

Em outro ângulo, temos a personagem Cira, a fofoqueira-mor da cidade, uma verdadeira fonte de informações da vida de todos os moradores de Canta Pedra, que mantém um vlog onde mantém os seus seguidores bem informados sobre tudo que acontece na cidade. Cira também é capaz de criar fake news para atrair o público, inventando notícias e destruindo reputações e é fissurada para aumentar seus seguidores, os Ciralovers



Cira e Cidão são os representantes da comunicação social na trama. Eles que fazem a informação, verdadeira ou não, reverberar pela cidade. Interessante que eles trabalham em plataformas distintas, representando um pouco do jornalismo. Enquanto Cidão é do jornalismo impresso, Cira do eletrônico, virtual. E é legal que o autor da trama, Mário Teixeira, tencionou essas diferenças em cenas criativas e divertidas entre Cidão e Cira. Enquanto Cira entende de tecnologias e tendências atuais, Cidão preferia se manter no jornalismo tradicional, com seu bloco de anotações, gravadores e máquinas fotográficas do arco da velha. Cidão ficou tão estagnado, que se preocupou em Cira tomar o seu lugar... Cira utiliza apenas seu celular, um equipamento de luz e uma língua afiada para divulgar suas fake news. E ninguém a segura! Foi interessante que ela fez a cobertura real time do aniversário de casamento de Candoca e Tertulinho por meio de uma live em seu canal no celular, filmando a casa, a decoração, os convidados, os presentes em momentos íntimos e até mesmo entrevistando-os. Cidão também cobriu essa festa de aniversário de casamento, mostrando que nem um nem outro tipo de jornalismo foi descartado e menosprezado.

Cidão representava aqueles jornalistas tradicionais, que preferem anotar em bloco de notas, e gravar entrevistas em gravadores. Era o jornalista raiz mesmo. Avesso às tecnologias, relutou bastante em criar um portal online do jornal, mas quando criou viu o enorme sucesso que ele fez. Mesmo tendo o portal online, a Gazeta de Canta Pedra ainda mantém a edição impressa do jornal, reforçando a máxima que o jornalismo impresso não vai acabar ou ao menos está longe disso. 


Cira, por sua vez, representa o jornalismo instantâneo, rápido, tecnológico e dinâmico. Ela cria conteúdos e logo divulga em seu canal. A notícia mal chegou no seu faro, ela já está publicando. Também é uma tendência esse tipo de jornalismo e necessário. As pessoas querem ser informadas rapidamente, pois não tem muito tempo de parar para ler uma reportagem impressa, por exemplo.

A trama retrata que tanto no jornalismo impresso como no eletrônico deve-se haver um cuidado com o que se publica, pois isso pode ter consequências e repercussões terríveis. E Cira e Cidão sofreram isso de perto também. Cira teve que se retratar por diversas fake news que veiculou em seu vlog, pois colocou a vida de pessoas inocentes em risco por conta de uma mentira. A veiculação dessas fake news colocou em risco até mesmo sua saúde física e psicológica. Já Cidão, sofreu com as consequências de mentiras veiculadas em seu jornal impresso, a ponto de ter sua reputação como jornalista colocada em risco, perdendo sua credibilidade e confiança.


Ultimamente, Cira tem aprendido com o que sofreu ao veicular fake news em seu vlog. Continua a mentirosa e fofoqueira de sempre, mas com mais cautela na divulgação de vídeos. Já Cidão, recebeu uma oportunidade de ouro de resgatar sua reputação como jornalista, divulgando apenas verdades e denunciando erros e corrupções em seu jornal e isso trouxe consequências positivas e benéficas para ele. Afinal, a pena ou a máquina de escrever de um jornalista jamais devem estar a venda. Em episódios mais recentes, Eudoro tem sido comprado e sua ética sendo posta a prova, e já sabemos que isso trará consequências e colocará sua reputação em jogo, novamente. 

É muito interessante, portanto, ver essas questões do jornalismo serem tratadas em uma trama de novela. A comunicação social tem sido peça fundamental na construção da informação e em como ela tem capacidade de transformar a vida das pessoas e de uma população de uma cidade tão pequenininha, como Canta Pedra. J-J


E você, já assistiu Mar do sertão? Percebeu essas questões de comunicação social e jornalismo na trama? Diga nos comentários!


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Mais uma bonita publicação. O meu elogio
    .
    Saudações poéticas. Feliz fim de semana.
    .
    Poema: “”Idosos, lágrimas caindo””…
    .

    ResponderExcluir
  2. bonito post como sempre bjs feliz fim de semana saude

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa novela. Não conhecia, mas adorei que você falou sobre ela. Amei!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Oi, Emerson,

    Acho muito válido que as novelas e outros trabalhos da TV mostrem a realidade que nos cerca. E torço para que os personagens mostrados inspirem reflexões nos espectadores. Infelizmente, parece que o povo não enxerga os danos provocados pela manipulação da verdade.

    Beijão e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Não acompanho a novela, mas é interessante ver como eles tratam o tema informação. Acho que estamos muito acostumados a ter notícias instantâneas que nem procuramos saber fontes e se é real ou não, pro isso que tem tantas fases news por aí e são fake news perigosas.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Excelente sua publicação . Amando suas publicações .Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  7. Belo post, Emerson!
    A novela foge da realidade das pequenas cidades do sertão!

    Tenha uma ótima noite e feliz domingo.
    Um abraçp.

    ResponderExcluir
  8. Oi Emerson!
    Não assisto Mar do Sertão, aliás, comecei a ver Travessia mas já abandonei também! kkk Infelizmente, nãoo estou numa fase boa para novelas.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design