quinta-feira, 25 de março de 2021

Quinta de série: Batwoman

Pode conter spoilers!






No Quinta de série de hoje apresento uma série de heróis da CW (Warner Bros) chamada Batwoman. A série foi desenvolvida e criada por Carolina Dries, baseada numa hq de Geoff Johns, Grant Morrison, Greg Rucka, Mark Waid e Keith Giffen. Batwoman já conta com duas temporadas, sendo a primeira com 20 episódios e a segunda em execução com 8 episódios. O elenco conta com Ruby Rose, Rachel Skarsten, Meagan Tandy, Nicole Kang, Camrus Johnson, Elizabeth Anweis, Dougray Scott e Javicia Leslie. A série é filmada em Vancouver, British Columbia, Canadá, com locações em Chicago (Illinois).

Batwoman é ambientada no Arrowverse e segue a estória de Kate Kane enfrentando seus problemas pessoas e se tornando o novo símbolo de esperança de Gothan City, após seu primo Bruce Wayne e seu alter-ego Batman desaparecerem durante três anos. Kate Kane se torna Batwoman e enfrenta os mais perigosos vilões da cidade que nunca dorme, começando por sua irmã Beth Kane, mais conhecida como Alice que lidera a gangue do País das Maravilhas e os Coelhos, que atormentam Kate durante praticamente toda a primeira temporada. 

LEIA TAMBÉM 

Quinta de série: Arrow 

Quinta de série: The Flash

Quinta de série: DC- Legends of tomorrow 

Quinta de série: Supergirl


Kate Kane tem altas habilidades, artifícios e equipamentos de ponta para combater o crime e a violência de Gotham, assim como seu primo anteriormente. Esses instrumentos se fazem necessários para ela agir com justiça, sempre com uma opinião forte. Mas nem tudo são flores, pois Kate tem que lidar com seus demônios, seu passado e presente, principalmente com sua sexualidade (ela é lésbica). 

Contudo, Kate Kayne desapareceu no fim da primeira temporada e uma nova protagonista, que também seria uma nova Batwoman, teria que surgir. A série, então, meio que foi resetada no início da segunda temporada. Conhecemos Ryan Wilder, que também é lésbica, possui problemas pessoais e de relacionamento e que se tornaria a nova Batwoman, fazendo jus à fantasia, legado e identidade da mulher-morcego. 


A ideia foi preservar a essência da Batwoman, mas com uma personagem totalmente nova que não foi adaptada de outro membro da família Kane. Seria quase como um remake, mas com a preservação da essência da super heroína e a permanência de personagens que já foram introduzidos na primeira temporada.

Seja com qual protagonista (da primeira ou segunda temporada), a Batwoman é um Batman de saias. Seja Batman ou Batwoman, há um estigma, problemas pessoais e um sentimento de armagura e depressão. Batwoman, assim, mistura drama, ação, crime e mistério, do jeito que já conhecíamos das séries de super heróis.


Personagens

Conheça os principais personagens da série a seguir.


Kate Kane: combatente das ruas de Gotham, lésbica, com muita sede de justiça e opiniões fortes. É ela que assume o lugar de Batman em sua ausência.


Beth Kane/Alice: é irmã gêmea de Kate e é o totalmente oposto da irmã. Ela é líder de uma gangue chamada de País das Maravilhas. Sua personalida vai de maníaca a encantadora. Ela decide destruir a segurança de Gotham, dando trabalho para Kate como Batwoman.


Johnny/Dormidongo: membro da Gangue do País das Maravilhas, com talento para imitação de voz e representação. Se considera irmão de Alice. 


Sophie Moore: ex namorada de Kate, é agente policial de alto nível dos Corvos, sendo uma das protetoras de Gotham. 


Mary Hamilton: é meia-irmã Kate, estudante de medicina e influenciadora digital em formação. Sua grande paixão é ajudar as pessoas que vivem nas comunidades carentes de Gotham.


Lucy Fox: era o fiel escudeiro do cavaleiro das trevas e é filho de Lucius Fox. Ele mantém a Torre Wayne segura na ausência do Batman. Ele ajudou a criar vários artíficios do Batman e agora tem a missão de ajudar Kate Kane como Batwoman. 


Catherine Hamilton-Kane: madrasta de Kate e uma das poderosas de Gotham. Sua fortuna veio do seu trabalho como empreiteira de defesa e CEO da Hamilton Dynamics.


Jacob Kane: pai de Kate e Beth e um ex-coronel militar. Ele comanda a agência de segurança privada Os corvos com o intuito de proteger Gotham.


Ryan Wilder: mulher lésbica que vivia em uma van, extremamente pobre. Ela guarda um passado doído e triste, além de ter sofrido preconceito por sua condição social e sua cor durante toda a vida. Sua vida muda quando ela encontra o traje da Batwoman por acidente. Agora, ela tem a oportunidade de mudar de vida e mostrar que não é nada do que os outros pensam.


Safiyah: vilã, é uma governante compassiva e carismática de uma pequena comunidade na ilha de Cortana. 


Da hq para as telinhas


Kate Kane, a primeira Batwoman, surgiu nos quadrinhos do Batman em 1956. A personagem da hq era uma herdeira rica e atriz circense que usou seu dinheiro para combater o crime como uma vigilante mascarada para, assim, atrair a atenção do Batman. 

A personagem foi criada para gerar um roteiro rápido, já que ela seria um interesse amoroso de Batman, dissipando a fama do relacionamento de Bruce Wayne e Dick Grayson.

Em 2006 a personagem foi repaginada, ganhando um novo visual e uma nova personalidade. Agora ela tem origem judaica e é lésbica. Prima de Bruce Wayne, passou a proteger Gotham do crime na ausência do super-herói. Além disso, uma outra Batwoman, apareceu no longa animado Batman: O mistério da Mulher-Morcego.



Em 2009, nos quadrinhos de Detective Comics, Kate Kane ganhou uma irmã gêmea, Elizabeth Kane, mais conhecida como Red Alice. Acredito que também foi nessa hq que a série se inspirou. 


A semelhança entre os personagens dos quadrinhos e da série é algo a ser mencionado. A começar pela Batwoman e Alice, que apresentou uma aparência congruente da hq. 


Kate Kane Vs. Ryan Wilder


Kate Kane e Ryan Wilder tem muitas diferenças, mas muitas semelhanças - como o fato de ambas serem lésbicas. É interessante ver a conexão de ambas Batwomans e em que elas se diferenciam. No início da segunda temporada Ryan usava a mesma peruca de cabelos longos vermelhos de Kate Kane, mas nos últimos episódios passou a usar uma peruca blackpower com mechas vermelhas. Essa diferença na aparência serviu para mostrar que a heroína tem a mesma essência de personalidade, mas com características próprias, a começar pelo visual.

Foi interessante ver a passagem de manto de uma atriz para outra e também a presença - mesmo que sem ser física - da antiga Batwoman. Ela é sempre mencionada com o intuito de criar essa conexão, mas ao mesmo tempo contraponto entre as protagonistas. Foi uma responsabilidade e tanto para Ryan seguir o legado da sua antecessora, mas ela tem dado conta, e, sobretudo, criado seu próprio caminho. 

Mesmo com essas semelhanças, Ryan já tem mostrado que não seguirá o mesmo caminho traçado por Kate Kane. SPOILER ALERT: Ela planeja matar a irmã de Kate, Alice, por vingança, algo que a antiga Batwoman nunca buscou. E o desafio dos produtores é de não criar a mesma fórmula da primeira temporada, mas apresentar novos conflitos e resoluções. 


Mudança de protagonistas

Ruby Rose resolveu sair da séire por não se habituar com a locação onde a série se passa (Vancouver) e também por não ter gostado das longas horas de trabalho. Ela planejou sair antes do início da segunda temporada. 

O desafio dos produtores, a partir de então, foi de encontrar uma protagonista à altura, até que chegaram em Javicia Leslie, atriz negra que fez a série God friended me (Deus me adicionou) e que faz parte da comunidade LGBTQ+, assim como Ruby Rose.  


Representatividade

Em ambas as temporadas, Batwoman trabalhou a representatividade do que é ser mulher, lésbica e agora na segunda temporada... o que é ser negra, principalmente uma negra que não teve as oportunidades da sociedade. O desafio dos produtores é de tornar essas discussões interessantes e não piegas, cheias de estereótipos ou clichês. É falar do preconceito na sua forma mais sincera e real. É tratar do feminismo na sua forma mais doce e tranquila de ser entendida. É falar de homofobia da forma mais clara possível. 


Audiência

De acordo com o Rotten Tomatoes, a série tem aprovação de 80%, com uma classificação média de 6,87/10. A primeira temporada teve problemas de audiência em todos os seus episódios. Somente o episódio 1X01 e o 1X09 tiveram uma audiência mais expressiva. A temporada teve uma queda de audiência a cada episódio (veja gráfico abaixo do Wikipedia). Com a mudança de protagonista, a série teve uma elevação na audiência



Crítica

Mais uma série do Arrowverse - que une séries da DC com a CW, Batwoman teve muitos problemas de roteiro e enredo na primeira temporada. Não era uma série que ficava ansioso para assistir ao próximo capítulo. A estória realmente não empolgou muito e parecia que Ruby Rose estava forçada no papel. Contudo, tenho gostado da segunda temporada. Parece que a mudança de protagonista elevou um pouco a série e a estória até que está interessante.

Sinto que a vilã da primeira temporada, Alice, começou muito bem, mas foi perdendo o sentido no decorrer dos episódios. Sobre a vilã da segunda temporada - Safiyah - espero que ela seja melhor, tudo leva a crer que ela surpreenderá a todos. 

Batwoman é uma das primeiras séries de heroínas LGBTQ+ já existente e parece que a série veio para ficar. Ultimamente tem esse boom de séries de super heroínas como Stargirl, Supergirl e Jessica Jones e é interessante ver essa força feminina nas telinhas. 

As cenas de lutas podem ser mais elaboradas, assim como os antagonistas e vilões de cada episódio. É preciso algo que vá além de um traje bacanudo, armas e equipamentos de ponta e um carro tecnológico. O público espera por isso. 

Fique agora com o trailer da primeira e segunda temporada. Até o próximo Quinta de série! J-J

    




 


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Excelente matéria. Eu não sou fã destes filmes mas reconheço que é um excelente post. Super informativo.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  2. nao fan mas o meu filho ele é super post bjs

    ResponderExcluir

  3. Acredito que seja uma boa série de assistir.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Este tipo de filmes são bons para esquecer o tempo actual!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  5. Caramba que legal e interessante :)
    Nunca tinha ouvido falar dessa série.
    Curti!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Wonderful compilation! Wonderful Post! Have a great day!
    Rampdiary | Fineartandyou | Beautyandfashionfreaks 

    ResponderExcluir
  7. Parece boa de se ver,não é mesmo!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Emerson.
    A matéria ficou excelente. Apesar de gostar do gênero, Batman me dá um pouco de preguiça então acabo não acompanhando muito. Ainda não sabia de Batwoman mas achei interessante, principalmente pela representatividade.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Émerson, muito obrigad por compartilhar a série. Eu não conhecia. Sou fã do Batman e com certeza gostarei da série da Batwoman
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Tenho acompanhado Batwoman, gosto bastante do universo de super herois. A série é bem produzida, com um roteiro interessante.
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design