segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Ilustrador John Holcroft aborda temas da sociedade moderna em seus trabalhos



Recentemente minha prima me apresentou as ilustrações do artista John Holcroft e sugeriu que eu falasse delas. Logo as vi e percebi que elas tem muito a ver com esse blog, pois muitas falam de situações que envolvem tecnologia, redes sociais e a sociedade contemporânea. 

John Holcroft é um ilustrador e designer nascido na Inglaterra. Graduou-se nos anos 1990 em artes visuais e começou a trabalhar como freelancer em artes acrílicas. A partir daí, se reinventou muitas vezes e mudou sua expressão artística. Desde 1996 Holcroft publica suas ilustrações nas mais diversas mídias. Com o decorrer do tempo, moldou sua identidade visual, apresentando sátiras e críticas à sociedade atual por meio de seus desenhos.

A partir de 2001 passou a trabalhar em ambientes digitais, simulando um estilo de impressão de tela, além de criar cartazes de anúncios dos anos 1950. Foi assim que em 2010 criou o seu estilo chamado de print screen

O ilustrador já teve suas obras divulgadas em grandes jornais, como: BBC, Reader's Digest, Financial Times, Walker, The Guardian, The Economist, Haymarket, Conde nast, TES, Radio Times, Cathay Pacific, Experian, Informa Plc, New York Times, Honda Wall Street Journal.




Atualmente, John divulga seu trabalho por meio de seu site e Instagram. Holcroft utiliza este último como repositório de suas obras. Criado em dezembro de 2018, já conta com 114 imagens


A paixão


John despertou sua paixão por ilustração aos nove anos de idade, quando ficava entusiasmado sempre que recebia um novo livro de desenho e canetas. De acordo com o ilustrador, essa alegria não era comparada com os desenhos animados da manhã de sábado, muito menos com casas na árvore. 

Nos anos 1980, Holcroft entrou na faculdade de desenho e ilustração e teve que lidar com as mudanças tecnológicas da época. Se por um lado a faculdade o ensinou a usar instrumentos analógicos (lápis, lápis de cor, caneta e papel), por outro a sociedade caminhava para uma verdadeira revolução digital. John era da época que os primeiros operadores de Mac surgiram. 


Da pintura em acrílico ao meio digital



No início, John não adaptou-se à era digital, o que fez com que ele pinta-se com acrílicos em papel de tela. Ele era apaixonado por esse estilo, mas em 2001 teve de se reinventar, sendo praticamente obrigado à adentrar ao meio digital. O resultado disso foi positivo, já que Holcroft se conectou de vez ao meio digital, utilizando ele para criar suas ilustrações, bem como divulgá-las. 

Ele é um admirador nato de artistas como David Cutter, Mark Ryder e Edward Hopper que são inspirações para que seu trabalho como ilustrador exista. Segundo John seu trabalho não existiria se não fosse por conta desses nomes. Resolvi montar um mosaico com a obra de cada um deles para compararmos ao trabalho de Holcroft. 











Visualmente falando, as ilustrações de John Holcroft assemelham-se muito às ilustrações satíricas de David Cutter (Em breve posso falar desse ilustrador no blog). Já as inspirações à Mark Ryder devem-se ao tom surreal que tanto as ilustrações desse último como a de John possuem. Com relação à Edward Hopper não consigo perceber as semelhanças. 



Competições e visibilidade




O artista já competiu no concurso AOI e no do Museu dos Transportes de Londres. Atualmente inseriu alguns dos seus trabalhos no Concurso de Arte Digital CGTrader. 

Além disso, teve visibilidade em uma revista onde pode ser entrevistado e apresentar suas ilustrações. Esse link do Behance leva à entrevista em formato digital.  


Comentando ilustrações


Resolvi comentar alguns desenhos do autor que achei mais interessante:



Já viu com quem seus filhos tem conversado na internet? 





A prova de que você é o que come.





De um lado, a pancinha de Chopp; do outro, uma mulher apresentada como uma peça de carne.




Como você tem se visto nas redes sociais?!





As imagens mostram como estamos reféns das redes sociais. Dependemos e somos "devorados" por elas.





Retrato de uma família atual em que os pais criam seus filhos em bolhas e construções. Os pais de hoje estão mais preocupados que seus filhos estejam conectados com o mundo, do que permitir que eles mesmos se conectem e comuniquem pessoalmente com os indivíduos. 




Mesclei essas três imagens porque elas falam de basicamente a mesma coisa: como estamos reféns da televisão, do tablet e smartphone, não importando a idade. 





Por trás de toques amigáveis pode existir traição e voracidade.





Quem sustenta a indústria tabagista nos tempos atuais?



Holcroft disponibiliza suas ilustrações no Etsy.com e no Society6.com. Você pode ver essas e outras ilustrações no seu site e Instagram

Finalizo esse post com um pequeno vídeo sobre o ilustrador:




Gostaram desse ilustrador? Qual é a ilustração que mais chamou sua atenção e por que?! Digam nos comentários! J-J


Mais informações 
Site 


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Interessante o trabalho desse ilustrador. É necessário esse tipo divulgação! Abraço.

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. >Muito boas as ilustrações e dão que pensar!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  3. Essas ilustrações nos fazem refletir bastante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana e interessante o trabalho dele

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Desconhecia
    Muito bom
    Gostei
    Abraço
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Eu avisei... Ou não avisei!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design