quinta-feira, 11 de julho de 2019

Quinta de série: Verdades Secretas

Pode conter spoilers!






Hoje é dia de série no JOVEM JORNALISTA! Preciso dizer que está cada vez mais difícil atualizar esse quadro, tendo em vista que o banco de séries assistidas está baixo e não estou com tempo de ver novas. Mas cá estamos com uma produção novinha no blog. Já algum tempo tenho ampliado o leque nesse quadro não somente com séries, mas com minisséries, superséries e programas de TV. 

Desse modo, hoje é dia de falar da supersérie, ou novela das 11h da Rede Globo, Verdades Secretas (À exemplo que já apresentei Os dias eram assim também). Verdades Secretas durou de 8 de junho à 25 de setembro de 2015, totalizando 64 episódios de 40 minutos em média. A produção foi criada pelo famoso e talentosíssimo autor de novelas Walcyr Carrasco e contou com a ajuda dos roteiristas Maria Elisa Berrido e Bruno Lima Penido. Camila Queiroz, Rodrigo Lombardi, Drica Moraes, Agatha Moreira, Grazi Massafera, Marieta Severo, Reynaldo Gianecchini, Rainer Cadete, Gabriel Leone, Guilhermina Guinle e Felipe de Carolis compuseram o elenco.

A trama segue a história de Arlete, filha de uma dona de casa que lutou para sustentá-la - Carolina. Por uma situação, as duas se mudam para São Paulo. Arlete e Carolina são do interior e terão que adaptar-se à realidade da cidade grande. Tarefa não muito fácil, pois são ingênuas. Como farão para sustentar-se?! 




Arlete vê na realização do sonho de ser modelo uma oportunidade de ajudar a si mesma e sua mãe. É assim que ela passa na seleção de um casting de uma agência de modelos, em que a dona é Fanny Richard, uma mulher inescrupulosa e capaz de tudo para conseguir lucro. Agora, Arlete não se chamará mais assim, mas de Angel - um doce anjo. Mas ao ingressar no mundo da moda, Angel descobre seu lado obscuro e o famoso Book Rosa - espécie de programa sexual que vai além das passarelas e onde poderosos influentes contratam as modelos para um prazer mais íntimo. É nesse cenário que Angel terá que tomar uma decisão: a de entrar ou não no Book Rosa e de se "prostituir". 

Por força de necessidade, Angel aceita entrar no Book Rosa e conhece o magnata Alex Ticiano. Logo de cara, o rapaz apaixona-se por ela, por ser virgem, jovem e bela. Contudo não será fácil conquistar a garota, já que ela aceita programas com ele apenas por dinheiro, e não porque o ama. É aí que Alex tem um plano: o de casar-se com sua mãe, Carolina, só para aproximar-se dela. É aí que a treta começa. 







Como Angel se livrará de Alex? Será que ele a chantageará? Até que ponto Angel esconderá dos seus familiares que faz Book Rosa? Até quando as verdades ficarão secretas? A supersérie da Rede Globo responde a todas essas perguntas, além de deixar a tensão e o suspense elevados do início ao fim. 

Verdades Secretas é uma supersérie de censura de 16 anos (Já viram que ela é pesada né?!), por conter conteúdo sexual, drogas lícitas e ilícitas e violência, além de expor - de forma crítica - o lado obscuro da moda. Há cenas fortíssimas de uso de drogas, prostituição, racismo na moda, nus parciais e totais e aliciamento de menores de idade. Então, não a recomendo se tiverem problemas com algum desses temas

Na época de exibição a supersérie foi bastante elogiada pela crítica por apresentar uma outra face do mundo da moda, além de realizar críticas ao Book Rosa, racismo e prostituição. De certa forma foi uma produção polêmica para a época também por abordar um triângulo amoroso envolvendo mãe e filha (Alguém já tinha visto algo parecido?). 


Personagens


Verdades Secretas contou com uma infinidade de atores. É claro que não falarei de todos, pois esse post ficaria mais extenso do que precisaria. Resolvi falar dos protagonistas, principais e que foram mais emblemáticos. 



Alerte (Angel): filha de Carolina e Rogério, nasceu e foi criada no interior de São Paulo (Tanto que puxa o "r"). É linda e sonhadora e tem o desejo de ser modelo profissional. Acredita que é um mundo de flores, mas percebe que não é nada disso. A profissão de modelo ainda lhe renderá muitas dores de cabeça. 




Alex: empresário da indústria têxtil, é rico, poderoso, galanteador e bonito. É acostumado a comprar as pessoas com dinheiro. Conhece Angel em um programa do Book Rosa, chamando sua atenção logo de cara. Ele faz de tudo para ficar com ela. 




Carolina: mulher de classe média, moradora do interior de São Paulo. Interrompe os estudos logo que fica grávida de Alerte, dedicando seu tempo aos cuidados da família. Quando descobre a traição do esposo, muda-se para a Grande São Paulo. Lá, foi a maior incentivadora do sonho de Alerte, mas mal sabia que a profissão da filha era mais obscura do que aparentava ser. 




Fanny: dona de uma agência de modelos que leva o seu nome, é uma mulher experiente e ambiciosa. Através de seu negócio adquire poder e riquezas. Ela mantém uma ong de auxílio às crianças para esconder as reais atividades da agência. É apaixonada por Anthony, por quem tem um relacionamento quente e sensual. 




Anthony: ex modelo, bonito, atraente e bem vestido. Ele perde todos os seus bens e mantém um relacionamento com Fanny, que era apaixonada por ele e sustentava suas despesas. Para se dar bem, se relaciona com o francês Maurice. Seu verdadeiro amor é Giovanna. 




Larissa: modelo veterana, trabalhava na agência de Fanny. Perto de aposentar, embarca nas drogas e passa a viver uma triste realidade. 




Visky: gay assumido e afeminado, trabalha na agência de Fanny como maquiador e figurinista das modelos. Visky possui uma personalidade otimista e vivaz. 





Giovanna (Kika): extremamente arrogante, possui preconceito por pessoas de classe social inferior à sua. Decide ser modelo e torna-se uma vilã e principal rival de Angel. Com o decorrer dos episódios, mantém um relacionamento com o ex modelo Anthony. 





Guilherme: primo de Giovanna, é bonito, rico e vive uma vida luxuosa. Conhece Angel na escola, por quem logo se apaixona à primeira vista. Acredita que a namorada é simplesmente uma modelo. 






Sam Nunes: nascido e criado no interior de São Paulo, tenta ser modelo, mas sua carreira nunca decolou. Para se sustentar vende drogas para as modelos, entre elas, Larissa. Tem um relacionamento polêmico com Bruno. 





Bruno: irmão de Giovanna, e ao contrário dela, jamais causou problemas para os pais, sendo estudioso e pretendendo ser o sucessor de seu pai, Alex, nos negócios. Por fatos adversos,  passa a usar cocaína  e se envolve com Sam. 




Abertura




A abertura apresenta modelos famosas magerrímas em locações glamurosas e misteriosas de galpões abandonados. Ela faz um contraponto entre o luxo, riqueza e poder, com o artigo em desuso. Por meio de espelhos, que translucidam a imagem das modelos, a abertura pretende desvendar essas verdades secretas. Além disso, apresenta ambientações escuras. Enfim, a abertura mistura sedução, poses e rostos que nos dão certa angústia. Assista:





A música é da banda Massive Attack, Angel. Ela tem uma boa parte instrumental, com vários 'barulhinhos' que indicam sensualidade e a repetição de "Love, love, love" ao final. A música cresce juntamente com a abertura. Destaque para a bateria e a guitarra.

A abertura de Verdades Secretas é um trabalho primoroso de Alexandre Romano e Flavio Mac, inspirado em fotos de lugares abandonados, que geraram um contraste de cenários desejado. 


A possível abertura


No início estava cogitado uma abertura que mostrasse um condomínio de casas, até chegar na de Angel, mostrando ela na janela. Como a tomada era extensa, a ideia foi colocá-la nos créditos iniciais da novela - exibidos ao final do primeiro capítulo. Ideia inovadora que foi bastante comentada nas redes sociais, por relembrar filmes, com o nome do autor, do diretor e do elenco aparecendo junto às primeiras cenas. 

Recentemente, a novela O outro lado do paraíso (2017-2018), também de Walcyr Carrasco, inovou por apresentar os créditos no início da trama, assim como acontece em filmes e séries.  


Trilha sonora


Verdades Secretas contou com uma trilha sonora diversificada, que foi desde MPB e jazz, até o pop. O destaque, com certeza, vai para as músicas internacionais ousadas e calientes. Merecem destaque Sentimental (Los Hermanos), Ghosts and Criatures (Telekinesis), Golden Hours (Barbara Ohana), Metric (Artificial Nocturne) e Angel (Massive Atack). 

Abaixo você pode escutar algumas músicas da supersérie:














Técnica


Verdades Secretas trouxe takes de cenas interessantes, uma fotografia de tirar o chapéu, jogos de luzes extraordinários e ângulos bem filmados. Enfim, o trabalho técnico, plástico e visual merece destaque. 


Repercussão e Audiência


A supersérie repercutiu bastante, principalmente por conta de certos personagens e de suas tramas. Na época, a supersérie gerou muitos comentários nas redes sociais devido às VÁRIAS cenas de nudez e as INÚMERAS reviravoltas. 

Verdades Secretas também gerou polêmicas devido ao Book Rosa. Vários agenciadores e profissionais da moda não gostaram nada de como a moda foi retratada na trama. 

Entre os personagens que mais repercutiram estão Angel (Camila Queiroz) e Larissa (Grazi Massafera). Ambas foram elogiadas por conta de suas interpretações, de um lado a doce modelo Angel, do outro a modelo decadente e viciada em drogas. 

A supersérie bateu recorde de consumo digital no país. Mais de 190 milhões de plays foram computados em trechos ou íntegras de episódios. O último episódio teve 1,5 milhões de acessos na internet. 

Até hoje, Verdades Secretas é considerada a supersérie de maior sucesso e repercussão dos últimos anos ao lado de Avenida Brasil, superando-a proporcionalmente em audiência e repercussão. 

De forma geral, VS manteve a boa audiência, com média de 19,8 pontos, sendo a maior do horário (11 da noite). Dados mostram que a trama começou com o pé direito, com 22,9, 20,2 e chegando até 24 e 30 pontos. Já seu último episódio teve média de 26,5 pontos e 51% de share


Boa audiência



Estava previsto que VS fosse exibida APÓS a novela das nove às segundas-feiras e no HORÁRIO DAS ONZE após a linha de shows às terças, quintas e sextas-feiras, mas sua incrível audiência e efeito catalizador fez com que os capítulos da primeira semana fossem exibidos após a novela das nove, colocando atrações como Tapas & Beijos, Chapa Quente e Globo Repórter para depois dela. 



Prêmios


A supersérie arrecadou diversos prêmios, entre eles: Melhor Novela, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante e Revelação Feminina no Prêmio Extra de Televisão (2015); Melhor Novela, Melhor Atriz e Melhor Diretor no Troféu APCA (2015); e Melhor Novela no Emmy Internacional (2016). 



Sobre uma possível segunda temporada




O sucesso de Verdades Secretas, tanto nacional como internacional, é tanto que cogitou-se seu retorno com uma possível segunda temporada, já que o autor deixou ganchos no final que permitiam isso. Claro que para ocorrer uma segunda temporada seria necessário reunir todo o elenco (Tarefa quase impossível) e mexer em um final que já é um clássico e não deveria ser mexido. Os novos episódios seriam gravados em 2020. Digo SERIAM, pois o autor voltou atrás e não fará mais a segunda temporada. O TVST até abriu espaço para a nova temporada, mas logo deu a série por terminada.

E acredito que essa é a decisão mais sensata que Walcyr poderia ter. Ele já conseguiu passar seu recado com a trama e o final está bonitinho. Apesar das várias pontas soltas, o desfecho apresentado é DEFINITIVO, permitindo ao telespectador (Cada um deles!) tirar suas próprias conclusões. 


Crítica




VS apresentou uma trama inovadora nunca antes apresentada na televisão, além de tratar de temas moralmente condenáveis como sexo, homossexualidade, drogas, prostituição, voyeurismo e bissexualidade. Toda a trama foi muito bem amarrada, com boas histórias, plots e tramas inteligentes.  

Além disso, VS trouxe um elenco de peso e atuações incríveis, como de Camila Queiroz, Grazi Massafera e Marieta Severo. 

Destaque ainda para a edição rápida e trilha sonora impecável, que deixou a produção de 64 episódios com cara de série mesmo.

Os pontos negativos da trama são seu didatismo, repetição e diálogos inverossímeis, mas tudo bem, já que isso não afetou em nada no seu bom andamento. 

Verdades Secretas foi considerada por muitos apelativa, ao desnudar o mundo da moda com várias cenas de nus totais e frontais e de sexo. Há aqueles que a chamaram de soft porn, devido às cenas de sexo. Acredito que a maioria das cenas foram necessárias.

Então, fica a dica dessa supersérie para vocês. Já assistiram? Gostaram? Digam nos comentários! J-J






Por: Emerson Garcia

20 comentários :

  1. Não acompanhei a série, mas lembro que essa questão das drogas foi muito comentada na época.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver sobre essa séria aqui e relembrar. Nossa, 2015?1 Caramba! Parece que foi no ano passado. Ótimos atores, ótimos personagens. Também entendo que as cenas de nudismo foram necessárias e adequadas ao horário.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De 2015. Passa rápido né? Foi uma trama bastante elogiada.

      Excluir
  3. Desconhecia a série! Só através dos comentários é que soube que está a passar cá em Portugal! A ver se consigo ver! ;)

    ResponderExcluir
  4. Desconhecia a serie
    Temática bem actual
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - DIA RUIM NO TRABALHO

    ResponderExcluir
  5. Emerson, teu trabalho é show! Maravilhosa esse discrição toda dessa novela.
    Desde muito novo sempre fui fã de novelas brasileiras.
    Abraço e obrigado.

    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderExcluir
  6. Acho que já vi um pouco dessa série no canal Globo aqui em Portugal, mas achei uma série muito escura em termos de iluminação e não gosto disso, é a imitar as séries americanas.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. Preciso seguir suas dicas,amigo!
    Vc é muito TOP!
    Bom fds!
    www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  8. Um post esclarecedor e muito informativo, está espectacular.
    Bom fim de semana
    Um abraço
    Maria

    ResponderExcluir
  9. Agora Kika faz um papel parecido em nova roupagem na globo.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. طرق العزل الحراري استخدام الطوب المعزول حرارياً في البناء تعتبر هذه الطريقة من أكثر الطرق استخداماً في الوقت الحاضر، حيث يُبنى الجدار من الطوب بسمك 20-25سم من الطوب المعزول، حيثُ توجد داخل الطوب شرائح من مواد العزل الحراري؛ مثل: البوليسترين أو الصوف الصخري.

    شركة عزل خزانات بالقصيم
    شركة عزل خزانات بخميس مشيط
    شركة عزل خزانات بالخبر
    شركة عزل اسطح بالخبر

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design