quinta-feira, 6 de junho de 2019

Quinta de série: Prison Break

Pode conter spoilers!





Hoje apresento para vocês a série Prison Break (Em busca da verdade no Brasil e Fuga da Prisão em Portugal). A produção conta com 92 episódios e cinco temporadas, sendo transmitida desde 29 de agosto de 2005 à 15 de maio de 2009. A série teve um hiatus de 8 anos, retornando para sua 5ª temporada em 4 de abril de 2017 com 9 novos episódios. 

Prison Break é uma aclamada série norte-americana de drama serial, ficção criminal e triller de suspense.  Possui criação de Paul Scheuring. O elenco conta com Dominic Purcell, Wentworth Miller, Robin Tunney, Amaury Nolasco, Peter Stormare, Marshall Allman, Robert Knepper, Peter Stormane, Wade Williams e Sarah Wayne Callies. Ela foi produzida e transmitida pela Fox.

A série conta a história de Lincoln Burrows que é preso injustamente por um crime que não cometeu. Lincoln possui um irmão, o engenheiro civil Michael Scofield, que fará de tudo para tirá-lo da cadeia. A prisão chama-se Fox River e é considerada como detenção máxima, com segurança elevada. Para salvar Lincoln, Michael comete um delito e é preso na mesma prisão do irmão, mas antes disso ele decide tatuar no corpo o mapa da penitenciária de forma camuflada e em cima de tatuagens, com todas as entradas e saídas. Será que Michael conseguirá salvar o irmão? Será que eles fugirão da prisão? Será que o plano dará certo?



Logo, Michael descobre que executar seu plano de fuga não será nada fácil. Há muitos segredos que envolvem a prisão de Lincoln. Quem está no comando de tudo? Por que ele foi preso? 

Michael deve criar alianças com presos perigosos, como Fernando Sucre, Theodore 'T-Bag' Bagwell (pedófilo assassino) e John Abruzzi (ex-chefe da máfia), além de conquistar a confiança da enfermeira do local, a dra. Sara Tancredi. Ele percebe que sair da prisão terá um preço muito caro. Por conta das alianças que realiza, deverá permitir a liberdade de vários presidiários.




Enquanto Lincoln e Michael estão presos, a advogada, amiga e ex namorada daquele, Veronica Donovan, usa toda sua capacidade profissional para inocentar Lincoln. Mas isso também não é simples. O telespectador, aos poucos, descobre que há uma grande conspiração que envolve desde a vice-presidente dos Estados Unidos, até um enorme grupo de multinacionais e do governo estadunidense chamado de A companhia

Muitas conspirações, segredos e reviravoltas surgem na prisão de Fox River. À cada novo episódio, a tensão e o suspense aumentam. É uma série que te deixa sem fôlego e com vontade de assistir vários episódios em um só dia. É um triller que mistura suspense, drama e ação e que faz você torcer para que o plano de Michael dê certo.   


Personagens


Nas 5 temporadas a série contou com muitos personagens, sejam regulares, recorrentes ou com participações. Resolvi falar somente dos regulares da primeira temporada para evitar spoilers



Michael Scofield: engenheiro civil com Q.I. acima da média e sem antecedentes criminais. É preso por assaltar um banco, mas seu objetivo é libertar seu irmão Lincoln Burrows da prisão de Fox Rivers. 






Lincoln Burrows: é acusado injustamente pelo assassinato do irmão da vice-presidente dos EUA e condenado ao corredor da morte. É o irmão mais velho de Michael, quem cuidou dele desde criança após a morte da mãe. Possui um relacionamento conturbado com seu filho, L.J. Lincoln. 






Fernando Sucre: colega de cela de Scofield, é natural de Porto Rico e tem o desejo de cumprir sua pena para voltar para seu grande amor, Maricruz. Envolve-se no plano de fuga de Michael Scofield. 




Theodore "T-Bag" Bagwell: é acusado de assassinato e estupro. Na cadeia, é líder de um grupo que prega a supremacia branca. Logo sabe do plano de Michael e manifesta o desejo de participar. 






Sara Tancredi: é filha do governador do Estado e médica/enfermeira da prisão Fox River. Se envolve com Michael, mas sem conhecer no início seu plano de fuga. Ela é uma das chaves para que Michael e os prisioneiros possam fugir. 






Bradley "Brad" Bellick: é guarda da penitenciária de Fox River e extremamente corrupto e mau caráter. 





Benjamin Miles "C-Note" Franklin: foi soldado no Iraque, mas foi expulso e passou a se envolver com a criminalidade. Consegue fingir para sua esposa e filha que está no Iraque, mas na verdade está preso na penitenciária de Fox River. 




John Abruzzi: é chefe da máfia de Chicago e cumpre pena em Fox River. Por possuir muitos contatos torna-se peça fundamental no plano de fuga de Michael, mas em troca quer saber os passos do delator responsável por sua prisão. 





Charles "D.B. Cooper" Westmoreland: um dos prisioneiros mais antigos de Fox River que guarda um mistério consigo. Ele adere ao plano de Michael Scofield para visitar sua filha, doente terminal de câncer. 





David "Tweener" Apolskis: foi preso por um crime banal: o roubo de uma valiosa figurinha do pai de um amigo. Na prisão, sofre nas mãos de T-Bag. É incluso no plano de fuga de Michael, mas o inesperado acontece. 





Charles "Haywire" Patoshik: é condenado e enviado para a ala pisiquiátrica de Fox River após matar os pais. Com esquizofrenia, Haywire consegue compreender as tatuagens de Scofield, que o inclui no plano de fuga. 





L.J. Burrows: é filho de Lincoln, mas possui uma relação distanciada com ele. Contudo, se reaproxima do pai quando descobre que ele vai para a cadeira elétrica. É acusado da morte da mãe e do padrasto, mas eles foram mortos pela conspiração. Com isso, ele deseja reconstruir sua vida. 






Veronica Donovan: ex namorada de Lincoln, acaba se envolvendo com ele novamente para provar sua inocência.






Caroline Reynolds: vice presidente dos Estados Unidos e irmã de Terrence Steadman, o homem que teria sido assassinado por Lincoln Burrows. É inescrupulosa e arma planos diabólicos para conquistar o poder. 




Temporadas 

A série conta com 5 temporadas, sendo que cada uma possui um foco diferente. 


1ª temporada


Temporada focada no plano de Michael para libertar o irmão e outros prisioneiros de Fox River. 


2ª temporada


O plano de Michael dá certo e agora os prisioneiros de Fox River são procurados pelo FBI. Será que serão presos ou conseguirão escapar?


3ª temporada


Michael, T-Bag, Mahone e Bellick são recapturados e presos agora em uma prisão no Panamá, chamada Sona. À procura pela verdade e por desvendar a conspiração continua. 


4ª temporada


Os prisioneiros de Sona conseguem escapar, provocando um incêndio. Um policial da Agência de Segurança Nacional chamado Self, promete dar liberdade a Michael e seus companheiros se conseguirem pegar SCYLLA, que muitos acreditam ser a lista negra da companhia, mas que guarda muitos segredos. 



5ª temporada


Após um hiatus de 8 anos a série retorna cheia de mistérios e reviravoltas. Dessa vez o cenário é uma prisão de Marrocos. 



Aberturas 


A série contou com 5 aberturas que compreendem os plots e as histórias de cada uma das temporadas. Elas tem elementos e símbolos, tais como: tatuagens; origami de cisne; cenas de fuga; prisão de Sona, de Fox River e do Marrocos; pinturas de santos, entre outros. Assista o compilado de aberturas:






O tema musical das aberturas é empolgante e com tom de suspense. A autoria é de Ramim Djawadi. Confira a trilha sonora completa abaixo:





Referências

A série tem várias referências, como a prisão brasileira Carandiru, que se assemelha muito à de Sona na terceira temporada, onde os prisioneiros é que mandam na prisão e os policiais ficam do lado de fora para não ocorrer fugas; e a prisão de segurança máxima Oswald (da série Oz). Ainda não vi essa última série, mas pretendo. 


Prêmios


A série já ganhou 8 prêmios, entre eles: Drama Revelação Favorito pelo People's Choice Awards; Melhor Drama e Melhor Ator pelo Globo de Ouro; Melhor Edição pelo Eddie Awards; Melhor Ator e Melhor Série pelo Saturn Awards; e Melhor Drama Revelação pelo Television Critics Association Awards.


Audiência


Prison Break teve uma audiência que variou entre 9,260 milhões e 4,951 milhões de telespectadores. As duas primeiras temporadas tiveram recorde de visualizações, seguidas pela terceira, quarta e quinta. 


Recepção


A série teve uma boa recepção na primeira temporada por parte da crítica especializada. Ela alcançou uma pontuação de 65% no site Metacritic. Além disso, atingiu uma nota de 8,9 pela avaliação do público. 


Crítica


Prison Break consegue prender a atenção do público do início ao fim com bons plots e cliffangers. Você se envolve com a história e torce para que o plano dê certo. Mas esse não é o maior problema dos irmãos. A liberdade tem um preço e Lincoln e Michael devem pagar por ele. 

A série não tem tantas barrigas, apesar de apresentar uma repetição de roteiro, principalmente na quinta temporada com relação à primeira. O retorno da série prometeu ser avassalador, mas não gerou tanto apego emocional por parte dos fãs. Parecia que a criatividade e reviravoltas no roteiro estavam desgastados. 


Sobre a sexta temporada  




Tudo indica que a série voltará para uma sexta temporada, embora no TVST ela é dada como "finalizada". Em janeiro de 2018 a Fox confirmou um novo ano para a produção ao dizer que estão "desenvolvendo uma nova interação e que a série está em estágios iniciais de desenvolvimento". 

Já o co-produtor da série disse o seguinte:

"Sempre há espaço para mais, na minha mente. Contanto que seja uma história que vale a pena ser contada, contanto que pareça justificada, fria e nervosa. Tem que ser algo que não vai decepcionar os fãs, que vai satisfazer e surpreender. Estou aberto à conversa."



Contudo, a nova temporada não tem data de estreia.



Esse foi o Quinta de série de hoje. E você, já conhecia a série? Gosta desse gênero? Diga tudo nos comentários. J-J










Por: Emerson Garcia

21 comentários :

  1. Quem não ouviu falar dessa série? Mas eu nunca vi nenhuma temporada kkkk
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro os atores da série, mas nunca cheguei a assistir ela por inteiro.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super curioso ... coloquei na lista e será a próxima antes de outras. Só acabar a nova Black Mirror.

    ResponderExcluir
  4. Nunca me atraiu, apesar de achar o enredo interessante nunca assisti ela.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de assistir esse série! O que me impede mesmo é que ela não é disponível na Netflix. :(
    Você sabe me informar onde pela internet eu poderia encontrar essa série disponível para assistir?
    A propósito, obrigada pela sugestão!
    Tenha uma boa noite ou um bom dia (dependendo do horário em que ler o comentário)!
    Abraço,
    Raiany
    Alegoria da Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada. Acompanhe sempre esse quadro pois tem muita sugestão bacana.
      Bem, pesquisei aqui na internet e descobri um site que tem todas as temporadas para assistir, tanto dublada como legendada. Segue:

      https://seuseriado.com/prison-break/

      Abraços!

      Excluir
  6. Uma série da qual ouvi falar imenso... mas que ainda não se proporcionou assistir... e com todos os ingredientes de suspense e acção, que costumo apreciar!
    Belíssimo e detalhado post... que me mostrou, um pouco... do que tenho andado a perder!...
    Já de volta, depois de alguns dias mais ausente, da blogosfera!...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está perdendo mesmo. Essa é uma das séries mais geniais que existe.

      Excluir
  7. Eu tinha um amigo que sempre me indicava essa série e dizia que eu ia gostar, e eu nunca nem tinha procurado saber nada.
    Gostei muito da premissa e de ver alguns atores que já conhecia.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois esse é um momento de você rever seus conceitos.
      Beijos

      Excluir
  8. Espero mesmo que tenha uma sexta temporada. Essa série é incrível.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indica que sim, embora no TVST ela esteja como finalizada.

      Excluir
  9. Amigo eu estou super atrasada nesse série e se não me engano parei na segunda temporada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu irmão ama!!

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa série, só não gostei da quinta temporada... o Michael não tinha morrido? Voltou, né?;)
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design