domingo, 24 de fevereiro de 2019

Supercrítica Oscar© 2019: melhor animação




São 5 os concorrentes à Melhor animação esse ano: Homem-Aranha no Aranhaverso, Wifi Ralph, Mirai, Os incríveis 2 e Ilha dos cachorros. A Disney conseguiu emplacar dois títulos (Wifi Raph e Os incríveis 2), temos duas animações japonesas (Mirai e Ilha dos cachorros) e uma de heróis (Homem-Aranha no Aranhaverso). 

Esse ano, por unanimidade, gostei de todas as animações. É certo que tem uma ou outra que se sobressai, mas recomendo todas. Pude sorrir, me emocionar, me aventurar e fazer inúmeras reflexões. Não é porque trata-se de desenhos, que eles não possuem críticas e reflexões. Algumas coisas que aprendi com eles: o governo pode ser tirano com as pessoas e os cachorros; a internet tem pontos positivos e negativos; ter uma família é tudo; diferenças entre irmãos podem acontecer, é normal; e você pode ser quem quiser, até mesmo super-herói e dono de si mesmo. 

O processo artístico e de design das obras também é distinto. Há desenho com traços mais bruscos e finos (Homem-Aranha no Aranhaverso), detalhistas e redondos (Mirai), com bom desenhos gráficos (Wifi Ralph e Os incríveis 2) e com traços peculiares (Ilha dos cachorros). O longa que mais chamou a minha atenção nos aspectos visuais foi Homem Aranha no Aranhaverso e Ilha dos cachorros, já que os outros apresentam aspectos e características que já estamos acostumados em desenhos. 

Sobre o enredo os que achei mais criativos e diferentes foram do Homem-Aranha no Aranhaverso, Mirai e Ilha dos cachorros. Os incríveis 2 e Wifi Ralph achei a história batida demais, sem poucas inovações. 

Agora, discorrerei sobre cada uma das animações e porque elas merecem, ou não, vencer o Oscar© nessa categoria. 



SINOPSE: Após ser atingido por uma teia radioativa, Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn, se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói por baixo de um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.


Homem-Aranha no Aranhaverso é o filme vencedor do Oscar© de acordo com seu termômetro divulgado no dia 21 de janeiro. A animação chega com 70% desbancando todas as outras. O filme traz o frescor da juventude e do mundo dos super heróis, em uma história totalmente inovadora. Se você acha que já viu e sabe de tudo sobre o teioso está muito enganado! O longa apresenta os conflitos de um jovem negro, trabalhando questões como puberdade e racismo de uma forma encantadora. Ele conta com cenas de ação, drama e aventura. Essa é uma das animações de super-heróis que está concorrendo ao Oscar©  (a outra é Os incríveis 2). De verdade?! Homem-Aranha no Aranhaverso não é a minha animação preferida para vencer nessa categoria!

O filme já venceu diversos prêmios, como: Alliance of Women Film Journalists EDA AwardsAnnie Awards, ​Critics Choice Movie Awards​Los Angeles Film Critics Association Awards, ​National Society of Film Critics AwardsNew York Film Critics Circle AwardsOnline Film Critics Society Awards, Producers Guild of America Awards e o principal deles, o Globo de ouro





SINOPSE: Ralph, o mais famoso vilão dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada, iniciam mais uma arriscada aventura. Após a gloriosa vitória no Fliperama Litwak, a dupla viaja para a world wide web, no universo expansivo e desconhecido da internet. Dessa vez, a missão é achar uma peça reserva para salvar o videogame Corrida Doce, de Vanellope. Para isso, eles contam com a ajuda dos cidadãos da Internet e de Yess, a alma por trás do Buzzztube, um famoso website que dita tendências.


Wifi Ralph está em quarto lugar no termômetro do Oscar© com apenas 20%. Apesar do filme apresentar um tema que gosto muito - tecnologia - sinto que faltou algo a mais, uma magia, sabe?! Mesmo assim, ele se torna memorável por apresentar o funcionamento de vários sites famosos e por contar com uma cena de todas (EU DISSE TODAS!) as princesas da Disney e a Vanellope. Além disso, o filme trata de vários assuntos: você não precisa ficar rotulado em apenas um estereótipo; e todos possuem a chance de se reinventar.

O longa não conquistou nenhum prêmio anterior. 





SINOPSE: Kun é um menino com uma infância feliz até a chegada de Mirai, sua irmãzinha. Com ciúmes desse bebê que monopoliza a atenção dos pais, ele vai se retraindo pouco a pouco. No fundo do seu jardim, o menino embarca em um mundo fantástico, onde o passado e o futuro se misturam. Lá, ele conhece seus parentes em diferentes idades da vida: sua mãe ainda criança, seu bisavô na juventude e sua pequena irmã na adolescência. Através dessas aventuras, Kun vai descobrir sua própria história.


Mirai é uma verdadeira gracinha! Ele pode ser difícil de ser compreendido, principalmente pelas crianças, mas apresenta discussões pertinentes, como: viver em família; diferença entre irmãos; e união. Mais uma vez uma animação japonesa tem o poder de emocionar e refletir. O filme tem belas cenas e é bem trabalhado graficamente. Mas é aquilo: você precisa viajar e mergulhar no roteiro, senão você não entenderá. O filme está em terceiro lugar junto com Os incríveis 2 com 30%





SINOPSE: A Mulher Elástica entra em ação para salvar o dia, enquanto o Sr. Incrível enfrenta seu maior desafio até agora: cuidar dos problemas de seus três filhos.


Os incríveis 2 está em terceiro lugar no termômetro junto com Mirai (30%). Apesar de ser uma história clichê, achei mais interessante e interativa essa produção que Homem-Aranha no Aranhaverso. É um filme bem produzido e com efeitos visuais e gráficos de encher os olhos. A história também entretêm e te mantém com os olhos vidrados na tela. O grafismo da Pixar e da Disney também é um ponto a ser ressaltado e pode render à Brad Bird seu terceiro Oscar©

A animação detêm um prêmio pela ​National Board of Review Awards.





SINOPSE: Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Mas o pequeno Atari não aceita se separar do cachorro Spots. Ele convoca os amigos, rouba um jato em miniatura e parte em busca de seu fiel amigo. A aventura vai transformar completamente a vida da cidade.


Ilha dos cachorros está em segundo lugar no termômetro do Oscar© com 40%. É uma produção de Wes Anderson que já foi indicado ao Oscar©  por 6 vezes, mas não por essa categoria. A animação tem um viés político muito forte e cenas de ação que vão te deixar empolgado. Gostei muito do grafismo do longa. A disputa será difícil entre ele e Homem-Aranha no Aranhaverso

O longa venceu o prêmio da Las Vegas Film Critics Society AwardsSatellite AwardsToronto Film Critics Association Awards.


Queria muito que Ilha dos cachorros ou Mirai levasse o prêmio, mas parece que ficará com Homem-Aranha no Aranhaverso mesmo.


E para você, qual é a animação predileta? Por que? Digam nos comentários! J-J





Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Cada vez mais os desenhos estão melhores, me encanta muito. Não assisti a nenhum destes...
    Bjos,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  2. é muito legal ver o cinema com tantos filmes de qualidade :D

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design