terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dom de reportagem: Português ganha força


Decisão de maior cobrança dessa matéria nas provas objetivas e peso maior na redação das provas do vestibular e PAS da UnB suscitam, ainda mais a importância do português para a vida pessoal e profissional dos alunos



Ler, interpretar e possuir senso crítico são essenciais para o domínio da língua portuguesa. As mudanças no vestibular da UnB e do PAS reforçam que, para entrar na universidade, é preciso ter a língua como aliada.

A decisão tomada pelo Decanato de Ensino de Graduação, de maior cobrança da língua portuguesa e redação, partiu da pesquisa dos colegiados de curso. De acordo com Márcia Abrahão, decana há três anos e professora de geologia e geociência há 16, não houve problemas, e sim a necessidade de atender ao perfil de alunos que a instituição anseia. “Há perfis específicos e, também, características similares, em que objetivos como ler, interpretar e escrever são primordiais”, explica.

A redação passa a ter caráter classificatório, ou seja, a nota será calculada junto com outras provas. A atitude aumentará seu peso, pois dará maior vantagem aos alunos.

O método do Sigma, que teve 248 alunos aprovados no último PAS, tem metade das questões discursivas da prova, textos em língua portuguesa, onde se corrigem aspectos micro estruturais da escrita, como gramática e ortografia.


Josino Neto, coordenador e professor de português do Sigma, dá aulas para o 6º ano de ensino médio e detecta na articulação das idéias e na lingüística textual os maiores problemas dos alunos. De acordo com ele, as novas regras só reforçam o ensino do português. A decisão da UnB é tardia, pois os alunos e as demais pessoas devem compreender o texto e comunicar-se através da redação.

Dominar a língua portuguesa faz parte de um processo que deve ser acompanhado desde o início da vida escolar, pois é a partir dessa etapa que se verifica a capacidade de cognição dos alunos. A familiaridade com as letras, a junção delas e as primeiras leituras são exemplos de alfabetização. Iago da Silva, seis anos, está no Jardim 3 da Escola Classe 43 de Ceilândia e, apesar de ainda não ler e escrever em sua plenitude, já ensaia as atividades. Ao perguntar como se escreve uma palavra, ele já consegue ordenar palavras pelas formas das letras. “Como se escreve amor? É o “a”... o que tem três perninhas... a bolinha e o que tem a bolinha e duas perninhas?”, ensaia o pré-alfabetizando.

É essa capacidade de cognição que pode ser verificada no ensino médio, através da prática da escrita. No colégio Sigma a redação é avaliada a partir de três pontos principais: a lingüística, seu domínio e o desenvolvimento da idéia. No que diz respeito às formas de avaliação, há três instâncias diferenciadas. A primeira é a elaboração do discurso, a partir da interpretação do texto. A segunda é a utilização da língua através da redação. A terceira seria a alternativa correta.


ENSINO DA LINGUAGEM ULTRAPASSA BARREIRAS

As mudanças só vieram reforçar o domínio da língua portuguesa para o desenvolvimento humano. O coordenador Josino Neto explica que o aspecto global da língua portuguesa permite compreendê-la em uma esfera humana, pois as habilidades vão além da matéria. “O aluno utiliza na vida social e profissional, pois adquire vocabulário em outras áreas”, explica.

Para André, atual estudante de psicologia da UnB, o ensino da língua portuguesa é um dos mais dinâmicos existentes, pois ultrapassa barreiras. “A escola se encarrega de transmitir a informação técnica, objetiva, mas o contexto de utilização prática da língua é o próprio indivíduo que aprende em seu convívio social”, defende.

A importância da língua para a vida pessoal e profissional é óbvia: ela é um instrumento de comunicação. Contudo, sua utilização pode ser diferenciada para ambas as áreas, uma vez que depende da roupagem que é utilizada em cada uma. “A língua pode persuadir, influenciar manipular, no que diz respeito às áreas da vida”, explica André.


Énio diz que o conteúdo e organização das idéias são os grandes vilões dos alunos, e não o domínio da língua portuguesa em si. Os estudantes não tem interesse pela prática da leitura e escrita. Deve-se estimulá-lo a ler e raciocinar e, muitas vezes, o efeito vem a partir da brincadeira. “No Mackenzie realizamos dinâmicas e jogos sobre concordância, regência e colocação pronominal, além de, em cada aula de gramática, apresentar uma palavra desconhecida, onde o aluno é instigado a questionar-se sobre novos vocabulários”, reitera o professor.

Énio fala que os problemas dos alunos referem-se ao vocabulário limitado e jovial, pois estão acostumados com a linguagem coloquial e os meios que freqüentam, como twitter e MSN. A simplificação das linguagens deixa o estudante preguiçoso, sendo necessária a adaptação do uso da língua e sua utilização em momentos diferenciados. A linguagem da internet não deve ser associada à norma culta.

Com as facilidades que a língua propõe, como a simplificação de obras em minisséries televisivas, a língua perde sua elegância e normas. “O uso das palavras incomuns é retirado e colocam-se palavras fáceis que impedem os alunos de possuir senso crítico”, defende o professor.


Outro fator que conta como uma falta de domínio da língua portuguesa seria a falta de interesse de cultivar o patriotismo. “Na França, os franceses amam o francês. Assim como em Portugal eles defendem o uso correto da língua. Mas no Brasil há o desprezo”, explica. J-J


*Matéria de minha autoria para o Jornal da Comunidade publicada no mês de maio/2011.


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Muito boa a matéria, adorei o post.
    É sempre bom sabermos mais sobre nossa língua.
    Beijos
    neversaynever-believe. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo exatamente com essa frase: “A língua pode persuadir, influenciar manipular, no que diz respeito às áreas da vida”, explica André.

    Acho que mais do que ler e saber escrever o seu nome, que era um sonho tempos atrás, hoje é tornar o cidadão mais crítico e dar-lhe o poder daqueles q dominam as palavras.
    Adorei a reflexão do post de hoje =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog, ótimos textos, ótimas matérias ^^

    Abraços,
    Revolução Nerd

    ResponderExcluir
  4. nossa fantástico o texto realmente compreender e interpretar o que ler e essencial para nossas vidas.
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design