sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como ficar no TT

Ainda no clima do post anterior, hoje eu falarei um pouco de como a internet é um meio de propagação e divulgação de ideias. Nessa semana, o mundo inteiro parou para saber o que significava a tag 'Cala Boca Galvão' no twitter. Mas como essa tag se popularizou em todo o mundo, gerando até brincadeiras??

Primeiro, porque o twitter é tipo "uma conversa monótona em voz alta" onde ideias individuais tornam-se ideias de todo um grupo. Ou quem nunca quis calar a boca do Galvão alguma vez na vida? Eu já tive vontade quando ele disse que "desde pequenininho era Bafana Bafana" hausahsuahsuasa (como assim?).

Outro motivo para a tag tomar de conta dos TTs é a criatividade que os brasileiros possuem para despistar o real sentido do 'Cala Boca Galvão', fazendo com que a tag não saia do TT (Trending Topics). Muitos associaram o Galvão-homem, ao Galvão-ave. Outros disseram que 'Cala Boca Galvão' era um clipe da Lady Gaga!! Vê se pode? Mas o mais engraçado, é que para essas versões existem provas!

A ave Galvão existe mesmo e está em extinção. Por isso o Instituto Galvão realizou uma campanha para proteger essa ave brasileira. E com essa brincadeira, o Instituto aproveitou essa popularização de tag para lançar uma nova campanha. Veja abaixo:



"A cada twett escrito CALA BOCA GALVÃO gera uma doação de 0,10 centavos para a Fundação Galvão". Não é mara isso? hasuahsuahsua

A brincadeira também gerou um suposto clipe de Lady Gaga. Veja:







"Gaga gaga gaga galvão" Eu morri de rir desse clipe, e além do mais tem um ritmo agitado e de boate da Lady Gaga mesmo hahahaha A melhor parte do clipe é essa: "Isso não é um fake, não estou brincando".

Mas além dessas duas brincadeiras, o caso tomou outras proporções, até mesmo internacionais. O jornal 'El País' publicou em seu site diversas explicações para o fenômeno 'Cala Boca Galvão'. Leia um trecho:


"[...] "Cala boca, Galvao" es una gran broma de los usuarios brasileños de Twitter [...] Galvao Bueno es uno de los comentaristas deportivos más conocidos en el país del fútbol. Y "cala boca" significa cállate la boca. [...]La broma empezó en la ceremonia de apertura del Mundial, el viernes pasado, cuando Galvao Bueno, periodista de la TV Globo, no paraba de hablar durante la retransmisión. [...]" (El País)

A brincadeira também teve repercussões nacionais:


"Artistas da Globo, como Luciano Huck e Fernanda Paes Leme, começaram uma mobilização em defesa de Galvão Bueno. O locutor vem sendo alvo de críticas no Twitter desde a semana passada, quando a expressão 'Cala boca Galvão' (sic) entrou para o topo do ranking mundial de repercussão dentro da rede de microblogs". (Veja)


Marcelo Tas também se pronunciou:


"É curioso ver o interesse da mídia mundial e a rapidez com que isso se propagou”.


E é claro que a grande estrela dessa brincadeira, Galvão Bueno, iria se posicionar diante do fato. Veja o vídeo abaixo:




Ele pareceu beeeeeeeem feliz com a brincadeira, né? "Estou na campanha e estou sério na campanha". É ou não para rir?



É possível que a internet seja um meio de propagação de ideias benéficas e divertidas, como nesse caso do Cala Boca Galvão que cortou as fronteiras terrenas. O que vocês acharam do caso? (JJ)



Update: Depois que eu terminei esse post, fiquei sabendo que a divulgação e propagação dessa tag foi tão grande, que será a reportagem de capa da revista Veja dessa semana:



Essa reportagem deve estar no acervo digital a partir do dia 23. Quero muito lê-la!


Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. Hehe, foi engraçado mesmo... Eu gosto da narração do Galvão, ele fala e repete algumas coisas que não são necessárias, mas deu pra rir da brincadeirinha... E vc viu que saiu sobre isso no NY Times?? Hehe

    ResponderExcluir
  2. Incrível a repercussão dessa história! Mas ele enche o saco mesmo, fala cada besteira...rs...

    ResponderExcluir
  3. hahaha
    Brasileiro não tem o que fazer mesmo! Ou tem: tem prazer em mostrar toda a sua criatividade, rs

    CalaBocaGalvao tá quase um promoted do TT agora.. não sai mais, rs

    ResponderExcluir
  4. O Galvão realmente é um porre! hahahaha! Mas é legal qnd as pessoas levam na esportiva, e não ficam achando ruim, pq enquanto ele fala a conta bancária dele só cresce! kkkkkkk
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  5. Eu axei fantástico.O bom q a brincadeira acabou servindo para algo de mt útil,a questão da ave em extinção.
    :*

    ResponderExcluir
  6. kkkkkk legal que ele levou na esportiva!! Mais marketing pra ele né?

    mas eu ainda acho que ele fala dmais!!! kkkk

    =]

    ResponderExcluir
  7. Demais a propagação disso, né, e em tão pouco tempo! Eu achei o máximo, Galvão é muito pentelho, tava merecendo um cala boca mundial! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Continuo a não ser fã do Twitter...
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Menino... eu não perdi uma jogada desse "CALA BOCA GALVÃO" huahauhua

    #RiLitros lá no twitter, e com os vídeos, e com os gringos é claro.

    Legal que até a Globo entrou na história, enfim, é legal ver que foi muito além do twitter... isso mostra o poder das mídias sociais!!!

    Esperando para ler Veja =D

    Bjus

    Por Sami

    ResponderExcluir
  10. cala boca galvao!
    usauhsuahsa

    assistir a copa com ele eh comédia!
    suahusauhshua


    abração aew fera!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, a internet está fazendo coisas incríveis, rs. Esse cala boca Galvão é ótimo! O povo tá mandando ver mesmo. O bom é que o própio não se sente ofendido e tal. Também quero muito ler a nova edição da Veja, HUAHUA.

    Ótima a postagem.

    ResponderExcluir
  12. OI, CURTO D+ SEU BLOG, ESTE SEU POST FOI BASTANTE ORIGINAL E INFORMATIVO,NOSSA E O VÍDEO DO GALVÃO, NÃO SEI NÃO, SE ELE FOI REAL NA SUA COLOCAÇÃO!!!RSSRSRR.
    SUA VISITINHA NO MANUPOINK FPI MASSA!VALEU.

    ResponderExcluir
  13. eu adorei essa campanha! e esses dias tava rolando uma Cala Boca Tadeu Schmidt e muitos usuarios de outros países ficaram sem entender, pensando que era outro pássaro ou coisa parecida. Euri!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design