quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Perfil de um JJ (3)


Crédito: Quelma Trindade


Fazer perfis é sempre interessante. Quem o faz acaba conhecendo mais de si, e quem ouve ou lê, muitas vezes, se surpreende com a história de vida da pessoa. Nesse último Perfil de um JJ (mas não é bem um perfil) tentarei fechar alguns traços meus.

Atualmente estou no quarto semestre (com um pezinho no quinto) e nesses quase dois anos de curso, percebo que não acabou. Ainda tenho metado do caminho.

É conhecendo as áreas do jornalismo que é possível se conhecer. No semestre passado (3º), e nesse também, tive várias oportunidades, e porque não dizer possibilidades? Visto que mais do que jornalista é possível ser um comunicador.

Realizei um curta-metragem com duas colegas chamado de "Pilaventura- uma pedra construindo o mundo de uma garota". Uma animação com bonecos de massinha, de gênero comédia-aventura. Isso aí! Não foi uma super-produção, mas isntigou nossa criatividade. Prometo que falo mais em outra postagem!

Produzi diversos trabalhos de Design Gráfico e percebi a importância disso para uma matéria jornalística. Tudo bem que não foi uma das melhores aulas da minha vida, mas aprendi um pouco.

Além disso, escrevi uma reportagem de cunho humano - acerca de trabalhadores e Qualidade de Vida no Trabalho - e um capítulo de livro-reportagem sobre a Casa do Cantador. Esse tipo de trabalho me fez chegar mais próximo das pessoas e tratá-las como personages que possuem boas histórias a ser contadas.

No 4º semestre entrei para a Oficina de Produção de Notícias (OPN). Escrevi matérias, perfis e afins para o jornal da faculdade e de outros lugares, para o site da OPN, e por aí vai. Pude compreender melhor o trabalho de uma redação: com pautas e deadlines a cumprir. Fiz também parcerias com colegas, e percebi o quão importante é trabalhar em grupo.

Enfim, essas foram as experiências mais significativas que tive nesse período. Esses trabalhos me fizeram aprender bastante. Pude ver que o jornalistmo pode ser criativo, divertido, humano e emocionante. J-J

P.S.: Posso voltar com um novo perfil quando necessário.


Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Oi
    Que legal você está "se conhecendo." Isso é muito bom.
    Parece que você está gostando bastante de estudar nessa área né? Espero que você tenha sucesso nela.

    Beijo
    :*

    ResponderExcluir
  2. Esse com (com um pezinho no quinto)... me lembra alguém xD hahahah

    Ahh li tudo isso..e de certa forma, lembro desse caminho todo, afinal... trocando alguns detalhes é nossa longa jornada,certo?!

    Ahh valeu pela idéia da Tag cabelo.. já criei!

    Por Samara Correia

    ResponderExcluir
  3. Quanta coisa em 4 semestres, acho que eu não fiz td isso, mas o meu curso não permite tantas coisas assim, o máximo que eu poderia fazer era participar dos Núcleos de Pesquisa :x
    Mas foi o que eu escolhi e me faz feliz, então tá bom x]

    Olhando a sua foto [amis uma vez] eu tenho a impressão de já ter cruzado com vc na católica por esses dias... Tenho que prestar mais atenção, sou MUITO desligada, não vejo nem os amigos que falo tds os dias :x

    Beeeijos

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design