Pode conter spoilers!
sexta-feira, 25 de abril de 2025
5Q: Inexplicável

quarta-feira, 23 de abril de 2025
Gildred - uma homenagem
Na terça-feira passada (15) foi a abertura da exposição Gildred - uma homenagem que aconteceu no Centro de Artes da Vila Telebrasília na Asa Sul (Distrito Federal). O intuito foi o de celebração da vida e do legado de uma grande artista que, com sua sensibilidade e paixão, invadiu corações e transformou a paisagem artística de Brasília. Gildred deixou o plano terrestre em 26 de agosto de 2024, deixando milhares de fãs, familiares e amigos em luto.
A exposição teve início às 8 horas da noite e contou com a presença de fãs, familiares, amigos, curadores e colegas de profissão. O ambiente estava composto com quadros, louças e cerâmicas da artista espalhados por todo o ambiente do Centro de Artes. O momento da abertura foi conduzido pela coordenadora do Centro de Artes, Lídia, que permeou todo o período com muita emoção e dignas homenagens a artista. Ela deu a palavra para amigos, familiares e colegas de profissão de Gildred, mais conhecida como Gil, que se dispuseram da palavra com muita propriedade e em momentos emocionantes.
Tiveram vários períodos memoráveis da abertura, desde mensagens sinceras, até declamações de poesias e textos literários. Todos que fizeram uso da palavra fizeram dignas homenagens à artista, emocionando os presentes.
O ambiente estava repleto de obras e pinturas artísticas de Gildred. Haviam quadros em que a predominância de cores era a azul (a preferida da artista), outros em tons amarelos e em vermelhos. Em cada obra ali representada, Gil imprimiu emoção, toque de ternura, sensibilidade, otimismo, ar solar.
Em cada uma de suas obras, há uma história que conecta pessoas, emoções e momentos. A arte de Gildred, com sua capacidade única de expressar o inexplicável, nos permite uma reflexão sobre o passado, emocionando-se com o presente e imaginando o futuro. Gildred era muito humana e seu trabalho reflete isso. Ela criava uma ponte entre o individual e o coletivo, um elo que gera união e transformação.
A exposição contou com a participação da cantora, musicista e violonista luxuosa de Luíza Marta que tocou e encantou os presentes com sua musicalidade e instrumentalidade. Ela cantou alguns sucessos como Pescador de ilusões e Malandragem. A sua voz, doce e suave, não requereu microfone ou auto falante. Luíza tocou entre 7 e 20 e 8 da noite, a medida que o público da exposição chegava.
Gildred dedicou a sua vida à arte e à educação. Ela não era apenas educadora, mas uma artista extraordinária, que no decorrer de sua importante carreira realizou cinco exposições individuais e participou de 73 exposições coletivas. Seu talento perpassou o território brasileiro, com exposições em Portugal, Suíça, Milão e Miami. Sua contribuição artística foi reconhecida, com prêmios como o 3º lugar no Prêmio Brasília de Artes Plásticas e o troféu Mulher Destaque 2018, uma homenagem especial do Instituto de Cultura Brasileira.
A artista deixa um legado imensurável e permanece viva em muitos corações e memórias. Ela deixa uma marca indelével no coração da comunidade artística e educacional. Suas obras podem ser apreciadas de 16 de abril a 10 de maio de 2025 e também serem compradas. J-J
segunda-feira, 21 de abril de 2025
Logos personalizadas da Warner Bros
Vez ou outra as logos de empresas, multinacionais, canais televisivos, serviços de streaming, entre outras, são modificadas de acordo com temas e ocasiões. A Globo, por exemplo, tem o costume de mudar o símbolo da Vênus Platinada em novelas e outras programações com motivos que tem a ver com aquela obra. Já vi mudança de cores e inserção de estampas na logo da Globo.
Não diferentemente, a Netflix e outros serviços de streaming também cambiam suas logomarcas. Recentemente, vi um post no Instagram de logos personalizadas da Warner Bros e fiquei encantado com o conteúdo. A empresa de filmes mudou a logo de acordo com as produções em questão e o resultado ficou simplesmente espetacular. Mudanças de cores, texturas e novas repaginações do escudo da W.B. foram adicionadas.
Confira, a seguir, essas repaginações e meus comentários!
E a melhor ficou por último! Para divulgar e aludir ao longa Scooby Doo vale tudo, até mesmo trocar as iniciais W.B. para S.D. - aludindo à um dos cachorros mais amados e venerados dos desenhos e de todo o cinema.
Essas foram algumas das logos personalizadas da Warner Bros. Gostaram? Qual é a sua preferida? J-J
Por: Emerson Garcia

sábado, 19 de abril de 2025
Rádio Bagaralho: Programa 'Igual porém diferente' #34

sexta-feira, 18 de abril de 2025
Muita coisa pode acontecer em uma semana
Hoje é Sexta-feira da Paixão, feriadão que faz parte da Semana Santa, comemorada mundialmente por cristãos ou não. A Semana Santa é uma das mais emblemáticas semanas para os religiosos. Essa semana guarda uma série de significados, perspectivas e aonde ocorreram importantes acontecimentos sobre a vida de Jesus Cristo. Com essa ideia, vi várias postagens com o seguinte título: Muita coisa pode acontecer em uma semana. Foram postagens artísticas, com curiosidades e com layouts belíssimos.
Entre os objetos que foram empregados durante a Semana Santa estão: ramos, coroa de espinhos, cruz e pedra do túmulo de Jesus. Em uma mesma semana, Cristo foi proclamado em Jerusalém, colocou ordem nos vendilhões do templo, teve os seus pés lavados por Maria, lavou os pés dos discípulos, celebrou a última ceia, foi julgado, crucificado, morto e ressuscitado e tudo isso... em apenas uma semana!
Muita coisa pode acontecer em uma semana! E a Semana Santa é a prova disso! Você pode estar passando por marasmos, vida repetitiva, monótona e sem grandes acontecimentos, mas saiba que muita coisa pode acontecer em uma semana aliás, em apenas um mísero segundo. Então, é a hora de acreditar que você pode viver novidade de vida e uma vida repleta de acontecimentos positivos. Aquilo que não está legal, aquilo que está fora de ordem, aquilo que se repete, pode ser transformado seja para o lado positivo, como para o lado negativo.
Por: Emerson Garcia
quinta-feira, 17 de abril de 2025
Quinta de série: God friended me
Pode conter spoilers!
E se Deus te adicionasse nas redes sociais?! Essa é a premissa de God friended me, uma série de comédia dramática criada por Steven Lilien e Bryan Wynbrandt. A série é da CBS e é estrelada por Brandon Micheal Hall, Violett Beane, Suraj Sharma, Javicia Leslie e Joe Morton. A série estreou no dia 30 de setembro de 2018 e foi até 29 de setembro de 2019, totalizando 2 temporadas, com um total de 42 episódios de em média 40 minutos cada um.
A produção conta a estória de Miles Finer, um ateu e podcaster sincero que, de repente, recebe um pedido de amizade no Facebook por uma conta chamada "Deus". Essa conta sugere para ele novos amigos, pessoas em sua cidade natal de Nova York, que precisam de sua assistência para lidar com as mais diferentes situações e dificuldades. Muito cético, Miles decide seguir essas sugestões para ajudar as pessoas. No segundo pedido, ele conhece e faz amizade com Cara, escritora de revistas em dificuldades. A partir de então, ele se junta com Cara e seu amigo hacker Rakesh e o trio começa a ajudar as pessoas.
Em cada caso, Miles, Cara e Rakesh, procuram descobrir quem se encontra por trás da conta "Deus". E Miles, em cada experiência vivenciada, leva isso para o seu podcast famoso. É interessante perceber as ligações e conexões criadas em cada capítulo e o motivo de Deus ter recomendado cada amizade. Os personagens são chamativos e atraentes e as histórias de cada um também. Um fato legal que merece ser mencionado é a mudança de logo da série a cada capítulo, com objetos e conceitos daquele capítulo em questão e da estória e personagem em específico. É bacana porque a logo vai mudando em cada episódio.
God friended me possui personagens interessantes, como o pai de Miles, Morton, que é o pastor de uma igreja episcopal no Harlem e se opõe com a visão ateísta de seu filho, Miles, que às vezes causa atrito com ele.
A produção traz uma certa magia, principalmente no motivo de certas pessoas serem sugeridas para Miles adicionar. A cada capítulo, o personagem principal aprende lições, baseadas em seu coração altruísta e disposto a ajudar as pessoas. É emocionante, arrebatador e gratificante todo o processo e motivação das pessoas serem sugeridas para o protagonista adicionar e ajudar. Nada é por acaso, tudo tem um motivo e explicação.

terça-feira, 15 de abril de 2025
Action figure: a nova trend do momento
A nova trend do momento é criar action figures com o ChatGPT. Nas últimas semanas, as redes sociais estavam repletas de bonequinhos e acessórios de action figures que relembram o funko pop. Eles são criados a partir de geração de imagens pelo chatbot de inteligência, o Chat GPT, artificial da OpenIA.
Tem action figure de tudo: pessoas famosas, influenciadores, personagens sejam bíblicos ou não, políticos e por aí vai. Você, até mesmo pode virar um, com suas características, objetos representativos, looks e roupas próprios. Para entrar na trend basta enviar uma imagem e digitar as características que o seu action figure deve ter. Nas redes sociais, nomes como Celso Portiolli e Thiago Nigro já utilizaram a funcionalidade e se divertiram. Tem action figures de políticos, como Lula e Donald Trump; personagens de novelas, como Maria de Fátima e Raquel, de Vale Tudo, e muitos outros.
Confira, a seguir, como fazer:
- Você precisa acessar o site do ChatGPT;
- Fazer login ou se inscrever na plataforma;
- Carregar uma foto do seu dispositivo por meio do símbolo "+", depois em "carregar do computador" e selecionar a imagem desejada;
- Escrever o comando com mais detalhes possíveis como, por exemplo, feição do boneco, cor dos acessórios solicitados, etc.
- E pronto, seu action figure é criado!
Veja como foi feito a composição da action figure de Raquel Accioli da novela Vale Tudo:
“Crie um boneco colecionável inspirado na imagem anexada, de corpo inteiro, de uma mulher negra de cabelos cacheados e com uma roupa colorida exatamente como na foto. Os acessórios ao lado devem ser um crachá com a foto dela, um guarda-chuva colorido aberto e um leque branco. Ela deve estar sorrindo, com os cabelos soltos. O boneco deve estar dentro de uma caixa igual à brinquedos vendidos em lojas. No topo da caixa, deve estar escrito Raquel Acioli, sua amiga honesta – edição limitada”.
Essa trend levou muitos brasileiros a pesquisar no Google um tutorial para entrar na brincadeira. Um dos termos buscados que se tornou viral foi "como fazer a trend do boneco na caixa?". O modelo de inteligência artificial generativa do ChatGPT recebeu uma atualização que aprimou o recurso de geração de imagens.
Diferentemente da tendência de ilustração no estilo Studio Ghibli, aqui é necessário paciência e atenção ao descrever como a imagem deve ser gerada. O processo para entrega da ilustração final também é mais demorado do que o esperado, mas o resultado final é satisfatório e o boneco traz características certeiras da pessoa em questão.
Para criar uma action figure, é preciso gerar um prompt de comando - um texto que guia a ferramenta e leve em consideração: gênero do boneco, estilo de ilustração, expressão facial, descrição das roupas, acessórios na embalagem, cores principais da embalagem, nome do personagem e selo especial na caixa. Quantos mais detalhes e direcionamentos para a criação da action figure, melhor.
Os action figures, são populares entre colecionadores e são miniaturas detalhadas que representam personagens da cultura pop, como super-heróis, protagonistas de filmes e até avatares digitais.
A moda veio para ficar. E você, já utilizou o recurso do chat GPT e criou seu boneco de action figure? Se eu fosse criar o meu, seria um boneco de terno e gravata e com notebook, caneta, jornal e câmera fotográfica, já que sou um jovem jornalista. J-J
Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 14 de abril de 2025
Recital musical do dia 25 de março

sábado, 12 de abril de 2025
Rádio Bagaralho: Programa 'Na trilha' #17

quinta-feira, 10 de abril de 2025
Quinta de série: Sandy & Júnior - A história
Pode conter spoilers!
Em 10 de julho de 2020 foi lançada a série biográfica Sandy & Junior - A história pela Globoplay, produzida pela Gogacine Produções. Com o intuito de contar a história de Sandy Leah e Junior Lima até a ascensão e o término da dupla, a produção contou com 7 episódios de em média 1 hora cada um. A faixa etária é de 10 anos.
A docusérie é a mais completa, intensa e revigorante história sobre uma das duplas mais amadas do Brasil. São apresentados os shows mais emblemáticos, clipes marcantes e momentos em família. É oferecido ao público e aos fãs uma viagem pela vida profissional e pessoal dos irmãos que foram um marco da música brasileira.
Os 7 episódios são completos e profundos, não ficando nenhuma lacuna da história de Sandy e Júnior em aberta. Acompanhamos diversos momentos de sua carreira artística, desde a infância com o lançamento em um programa com Lima Duarte, em que eles cantaram Maria Chiquinha, até a última turnê Nossa História. De forma magistral, é construída a história da dupla que possui mais de 30 anos de carreira, por meio de um arquivo musical imenso e de imagens inéditas. A docusérie apresenta depoimentos de familiares, fãs e grandes artistas - como Roberto Carlos e Ivete Sangalo.
O primeiro episódio, O fim e o começo, mostra o término da dupla e o início de sua carreira. O brilho do sucesso aparece logo na infância com apresentações simples e despretensiosas, crescendo a cada momento, chegando até a adolescência com os primeiros desafios.
Dramaturgia trata do talento da dupla que foi ampliado para a indústria audiovisual. A dupla passa a integrar grandes produções no cinema e na televisão.
O álbum As quatro estações e as apresentações no Rock in Rio são os focos do terceiro episódio, O auge. Sandy & Junior quebram todos os recordes, tornando-se um fenômeno no Brasil e no mundo.
Boatos e polêmicas tratam de boatos e críticas severas que a duplinha sofreu em sua carreira. Parte da imprensa invadia a vida pessoal dos irmãos e geravam polêmicas.
Carreira solo mostra Sandy e Júnior galgando novos lugares na carreira e se aventurando em carreiras solo. Tal atitude gerou críticas por parte do público, que não aceitava que eles se separassem, já que funcionavam muito bem como dupla.
Construindo nossa história trata-se dos bastidores, produção e construção da turnê Nossa História. Acompanhamos passo a passo desde a ideia da turnê até a divulgação, reuniões de conteúdo e ensaios técnicos.
O último episódio, A turnê, conta sobre o último show da dupla propriamente dito, passando pela emoção dos fãs, os contratempos e a explosão no palco. A turnê Nossa História supera as expectativas e torna-se um novo marco de Sandy & Junior.
A produção conta com arquivos pessoais gravados pela mãe da dupla Noely, que sempre estava presente em todos os momentos da dupla, sendo uma produtora deles. Sandy e Junior - A história possui muitos bastidores, cenas inéditas do último show em 2007, além de bastidores da turnê Nossa História, que ocorreu entre julho e novembro de 2019.
