segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Hiatus de inverno 2025 - de 4 de agosto à 8 de setembro

 

As tão esperadas férias de meio de ano do JOVEM JORNALISTA chegaram! Esse período de Hiatus de inverno é importante para retornamos com todo vigor, força e com boas ideias de posts e conteúdos para vocês! O Hiatus de inverno vai de hoje, 4 de agosto, até o dia 8 de setembro. Ou seja, no dia 8 de setembro, numa segunda-feira, estaremos de volta!

Apesar de estar em Hiatus de inverno é claro que irei comentar nos blogs dos meus amigos blogueiros. Essa atitude já é costumeira e ela continuará sendo colocada em prática. O elo de comunicação não será quebrado com vocês e estaremos aptos e disponíveis para o diálogo, ideias que tiverem e tudo o mais. Para isso, nossas redes sociais estarão vigorando e você também pode se comunicar pelos comentários, fale conosco do blog ou pelo email emersongaffonso@gmail.com.

Nesse período de recesso, estaremos em pleno funcionamento, seja por meio de posts, ideias que estarão sendo empregadas e tudo mais. Fique conosco nesse período, valerá muito a pena! Até o retorno no dia 8 de setembro! J-J


Por: Emerson Garcia

sábado, 2 de agosto de 2025

Projeto SustentArt: Capacitando gerações por meio das artes

O Centro de Artes da Vila Telebrasília adquiriu um feito recentemente: a aprovação do projeto SustentArt: Capacitando Gerações por meio das artes, contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) - Edital FAC I 2024. A iniciativa inclui a oferta de 7 oficinas de formação básica nas áreas de desenho, cerâmica, pintura, objetos de arte, mosaico, música e xilogravura, beneficiando 70 jovens e adultos da comunidade, 7 regiões administrativas do Distrito Federal e toda a sociedade.

Os cursos terão a duração de 6 meses e incentivará a experimentação com diferentes técnicas e materiais, promovendo a inclusão social e a economia criativa. Além disso, prevê uma programação diversa que culminará em uma apresentação musical na galeria MD'Azevedo e uma exposição de arte no Centro de Artes da Vila Telebrasília. O resultado artístico será documentado em um catálogo impresso, ampliando o alcance dos talentos locais.

A agenda de formação terá início na próxima segunda-feira, 4 de agosto de 2025 e terá seu término no dia 30 de março de 2026, com ampla divulgação nas redes sociais e veículos de comunicação, além de parcerias institucionais. J-J


Por: Emerson Garcia

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

8 Coisas legais em 'Dona de mim'

A atual novela das 7h da Globo, Dona de Mim, é cheia de coisas legais, criativas e únicas. Rosane Svartman é uma autora talentosa, que repete mais um sucesso no horário das 7 e repete coisas que deram certo em obras anteriores.

No post de hoje apresento 8 coisas legais que a trama possui. Essas coisas foram observadas por mim durante minhas espiadas da novela. É tanta coisa legal e sensacional que fico embasbacado, emocionado e vibrando... Algumas coisas fogem do lugar comum e da normalidade e não me recordo de ter visto em outras produções. Ponto positivo para a autora! Confira!


1- Flashbacks


Algo que já acontecia em Vai na fé. Os flashbacks permitem que conheçamos melhor os personagens, suas intenções, histórias passadas, segredos, vidas e por aí vai. Em Dona de mim eles são utilizados de forma surpreendente, sempre trazendo um aspecto desconhecido, ou não, abordado sobre o personagem. E o recurso visual é muito interessante, com jogos de luzes em tom róseo.


2- Flashbacks imersivos com os personagens

Se os flashbacks já são legais, imagina quando temos um flashback imersivo com os personagens na atualidade, inseridos naquela história pregressa?! Lembro-me que isso aconteceu em flashbacks da personagem Rosa e Abel.


3- Passagens de tempos musicais


Que Rosane é uma autora musical, já podemos conferir em Vai na fé e Vick e a Musa e aqui ela usa e abusa de canções brasileiras, em que os personagens cantam, com a voz pura e sem efeitos, para realizar as passagens de tempos, mas de forma musical. E as escolhas das músicas são certeiras. Numa das últimas passagens de tempo que teve eles cantaram a lindíssima A cura de Lulu Santos.


4- Trilhas sonoras que desembocam na trilha sonora da abertura


Esse recurso é utilizado em diversas atrações da emissora, o que é um recurso interessante e criativo, que substitui a música de abertura das atrações, por uma canção de algum personagem. Já teve até mesmo trilhas sonoras instrumentais. A trilha sonora muda, mas a abertura permanece intacta e a mesma. O efeito é único e avassalador. Já vi isso em No rancho fundo, por exemplo.


5- Personagens inclusivos


A atual novela das 7h possui cerca de três personagens inclusivos, são eles: Pam (Haone Thinar), Peter (Pedro Fernandes) e Ayla (Bel Lima). E onde encontram-se a parte da inclusão deles? Pam possui somente uma perna e usa bengalas por onde quer que for, Peter é um rapaz que possui paralisia cerebral e anda por meio de uma cadeira de rodas e Ayla é uma personagem LGBTQIAPN+. 

Pam é uma das amigas do trio de amigas formado por Leona, Kami e ela e é sensata e não se vê limitada apesar de sua condição física. Ela até mesmo trabalha em uma fábrica de lingeries e é tratada de forma igualitária com relação aos demais. Já Peter é um jovem com paralisia cerebral, que trabalha na padaria do pai e se destaca pelas histórias inventadas sobre sua mãe e bom humor. Pedro Fernandes, o ator, é um ator PCD e LGBTQIAPN+ e sua participação na novela tem sido elogiada por quebrar tabus e trazer representatividade. Já Ayla é lésbica e tem o sonho de ser mãe.


6- Figurinos de Leona, a protagonista


Figurinistas possuem um trabalho árduo para traduzir visualmente a pegada daquele personagem e em Dona de mim elas tem um trabalho criativo que é o de compor os looks de Leona, a protagonista. Sempre a personagem usa uma blusinha com fendas, fivelas e decotes e com aberturas. E isso em várias cores e estilos. Isso é uma coisa legal em Dona de mim que merece destaque!


7- Crossovers criativos


A novela já apresentou diversos crossovers criativos, tais como: a presença de Dona Jura e seu barzinho em São Cristóvão depois de mais de 25 anos da exibição de O clone; a sacola do supermercado Encantado's da personagem Jussara do seriado Encantado's; e a presença do cantor Lui Lorenzo de Vai na fé, também de autoria de Rosane Svartman.


8- Doses de cultura!


Em Bom sucesso Rosane nos brindou com homenagens à literatura brasileira. Agora, ela nos brinda seja com a arte, literatura, teatro, por meio de falas dos personagens e até mesmo das tradicionais batalhas de rima carioca. A indústria cultural agradece, Rosane!


Essas foram as coisas legais e criativas que percebi na atual novela das 7 da Globo. E você, tem alguma coisa legal de alguma produção que merece destaque? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design