terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Músicas que só fazem sucesso no carnaval


Em todos os carnavais (desde que eu me entendo por gente) tem a música que é hit do momento. Uma música que é eleita pra tocar em todos os lugares onde tem folia. Muitos a chamam de "canção de verão", um nome bastante propício já que seu tempo de duração é curto, durando apenas alguns meses. 

Me pergunto por onde ainda toca Metralhadora hoje em dia? E olha que essa foi escolhida para embalar os foliões em 2016... Na época do seu auge só ouvia-se as pessoas cantando e dançando "Trá trá trá trá trá trá, as que comandam vão no trá trá trá trá trá". Não importava se você gostava de carnaval ou da música, ela ficava grudada em sua mente por mais que não quisesse.

O mesmo aconteceu com Murissoca soca, RebolationLepo lepo, Xenhemhem, Gordinho gostoso, Por que homem não chora, ZiriguidumBeijinho no ombro, Ai se eu te pego, Largadinho, Arrocha e tantas outras... Se eu listasse todas passaria o dia todo.

Esse fenômeno me faz refletir em como a música, sobretudo a brasileira, tem sido algo fútil, passageiro, de plástico. Os teóricos da Indústria Cultural já diziam que o objetivo desse tipo de música não é fazer refletir, mas apenas gerar dinheiro para quem faz esse tipo de trabalho. É uma verdadeira indústria.

Uma indústria que todos os anos se debruça em criar produtos para bombar apenas nesse período. Melodias grudentas, ritmos que não saem da nossa cabeça, inúmeros gemidos e onomatopeias. Não dá pra esquecer da onomatopeia "Tion tion" de Rebolation, a repetição exaustiva de "Ziriguidum, ziriguidum, ziriguidum..." e "Ai se eu te pego, ai se eu pego".

A música do carnaval/verão esse ano é Deu onda (já falado aqui) e ela encaixa-se perfeitamente nisso. Há uma pobreza musical por repetir sons e toques e a frase "O pai te ama"

Contudo, ela não foi criada do nada ou sem algum objetivo. Há um por que ser exatamente assim. Estudos comprovam que essa batida faz um enorme sucesso (vide as outras músicas de carnaval), bem como essa repetição de palavras a torna mais fácil de aprender e de grudar em nossas cabeças. Deu onda tem uma batida melodiosa que se parece muito com outras músicas de sucesso como Moves like Jagger, I Gotta Feeling e We Found Love

No artigo Como nasce um hit musical? compositores de diversos sucessos contaram os segredos para uma música tornar-se um hit. Entre os segredos estão: frases simples, melodia fácil, palavras da moda, memes, assuntos ligados a festas e curtição, além de tudo que falei nesse post. 

Hoje, a música do carnaval é Deu onda. Ano que vem, será outra. Mas é interessante saber que nenhuma música fugirá ao modelo de sucesso de outros hits. J-J





Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Muuuito legal o post, super coerente com o momento haha.
    Pra falar a verdade não curto muito essas músicas, mas concordo com você que elas fazem muito sucesso no Carnaval.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  2. Músicas chicletes são os hirrites (hits) que tocam por um tempo e depois só voltam a tocar em festas de famílias regadas a bebidas e carnes na churrasqueira, mas parando de desabafar, venho dizer que gostei deste post, parabéns.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário bem humorado. Esses hits são bem irritantes mesmo.

      Excluir
  3. Hahaha, musicas que a gente não consegue esquecer. Não sou muito de carnaval, então sei lá hehehe :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design